"O professor e o ensino: Novos Olhares"

Organização
Newton Duarte

Sumário

Apresentação
Newton Duarte

Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares
Alda Junqueira Marin

Significado e sentido do trabalho docente
Itacy Salgado Basso

O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente
Maria Helena Galvão Frem Dias da Silva

Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
Luciana Maria Giovanni

Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
Francisco José Carvalho Mazzeu

O discurso pedagógico com o forma de transmissão do conhecimento
Vera Vanessa Vademarin

Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar
Newton Duarte

 


Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares

Alda Junqueira Marin*

 Resumo: A escola tem sido crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais privilegiadas econômica, social e culturalmente. A bibliografia produzida pelos autores de tais estudos denuncia, de maneira contundente, a baixa qualidade educacional em vários países, expressa por problemas como indisciplina na sala de aula, precárias condições para o trabalho educativo, despreparo dos professores para realizar adequadamente seu trabalho, baixo status profissional e baixa remuneração, agravados no Brasil pelos alarmantes índices de evasão e repetência. Com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, nossos estudos permitem dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar.

Palavras-chave: Realidade escolar, desafios educacionais, professor

* Unesp-Araraquara


With a glance at the teachers: challenges to the facing of the school realities

Abstract: The school has increasily been focused, not only in Brazil but in other countries, constituting an important source to the comprehension of the realities lived and faced by the big majority of the most economic, social and culturally privileged populations. The references produced by the authors of such studies denounce, in a bruising way, the low educational quality in various countries expressed by problems such as indiscipline in the classroom, conditions to the educational work, teachers' unpreparedness to put their works into practice, low professional status and low remuneration, worsened in Brazil due to the alarming indicators of evasion and repetition. With the glance at the teachers, as a political compromising and worry of research, since the year of 1984, our studies permit telling that this panorama of problems does not constitute a generalized unsuccess but it represents, essentially, challenges to face.

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Significado e sentido do trabalho docente

Itacy Salgado Basso*

Resumo: O estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de formação acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importância da formação do professor para o exercício da prática pedagógica. A interpretação do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado – finalidade dessa atividade fixada socialmente – e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre significado e sentido torna seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente.

Palavras-chave:Trabalho docente, formação de professores, condições objetivas e subjetivas de trabalho

* Universidade Federal de São Carlos


The meaning and sense of the teacher work

Abstract: This paper aims at an understanding of the teacher work as a theoretical and methodological intellectual depth which guides programs of formal preparation and continued education for teachers. The nature of teaching action is discussed by arguing its peculiarity and by pointing out the importance of teacher preparation for the performance of pedagogical practice. The interpretation of the teacher work was undertaken by using two categories: meaning – as a socially defined finality of this activity – and the sense attributed to his job by teacher. The rupture between meaning and sense makes alienating the work, jeopardizing or descharacterizing the teaching action.

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O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente

Maria Helena Galvão Frem Dias da Silva

Resumo: A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.

Palavras-chave:Desenvolvimento profissional docente, magistério, saber docente, mudança educacional

* Unesp - Araraquara


The teacher and one's professional development: overcoming the conception of the incompetent torturer

Abstract: The criticism to the model of technical rationality and the emergence of the reflective critical approach enable the recognition of the importance of the teacher and one's professional development as a decisive variant to the comprehension of the educative phenomenon. However, in Brazil we have still been witnesses of analysis, which express the teachers as eternal "scapegoats", instead of comprehending a "teaching culture in action" and its role to the school transformation. This paper tries to show, according to researches done by the author and a group of researchers in Araraquara – SP, the necessity of conceiving the teachers as "dilemma managers". They have to be considered as subjects of practice and knowledge who need to be analyzed according to their professional development, which are interposed by their work conditions, values and social context. This conception is decisive to any consequent attempt for the school transformation

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Do professor informante ao professor parceiro: Reflexão sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola

Luciana Maria Giovanni*

Resumo: Este trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação. Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.

Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa, desenvolvimento profissional docente, mudança educacional

* Unesp-Araraquara


From the informant teacher to the partner teacher: Reflections on the role of the university to the teachers' professional development and the changes of the school

Abstract: This work aims at the idea that the collaborative relationships between university and primary and secondary schools represent favored methodological alternative to the investigation and to the acting on the teachers' professional development and their conditions of work. Projects of collective sort, which approximate the research to the reality to be studied, as the collaborative "research-action", constitute very positive examples of partnership between university and primary and secondary schools, due to the fact that they produce opportunities of innovating practices of work inside the schools and the development of reflective professionals in education. Taking into account that they turn to simultaneous renovation of both involved institutions (universities and schools), of their professionals and their practices, the collaborative projects permit, specially, that we could learn more about alternative ways of initiating and consolidating educational changes.

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Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social

Francisco José Carvalho Mazzeu*

 

Resumo: O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.

Palavras-chave: Formação de professores, concepção dialética, pedagogia histórico-crítica

* Unesp-Araraquara


A metodological proposal to a teacher's permanent formation in the social-historic perspectiv

Abstract: The goal of this article is to present a proposal for the teacher's teaching based on the historical-critical pedagogy. It presents three basic aspects: knowledge of the school contents and methods of teaching; knowledge of the dialectic conception; construction of a new ethical-political attitude. The proposal is based on the five steps suggested by Saviani, which are: social practice; problematic situation; acquisition of the contents as instruments of action; catarsis and social practice. It also suggests the use of this steps with the students.

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O discurso pedagógico como forma de transmissão do conhecimento

Vera Vanessa Vademarin*

Resumo: Este artigo sintetiza alguns aspectos presentes no discurso pedagógico elaborado para a transmissão do conhecimento escolar, com ênfase na apropriação dos resultados produzidos pelo conhecimento científico.

Palavras-chave: Saber escolar, discurso pedagógico, transposição didática

* Unesp-Araraquara


The pedagogic discourse as knowledge transmission

Abstract: This paper show some aspects about the pedagogic discourse making for transmission of school knowledge, with emfhasis in the apropriation of the scientific knowledge

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Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar

Newton Duarte *

Resumo: O artigo postula a necessidade de uma concepção afirmativa sobre o ato de ensinar e analisa criticamente algumas concepções consideradas negativas em relação ao ensino como transmissão de conhecimento. Nesse sentido, defende que a Escola Nova e o Construtivismo estabelecem uma dicotomia entre a transmissão de conhecimentos pelo professor e a conquista da autonomia intelectual pelo aluno, secundarizando, assim, o ensino e descaracterizando o papel do professor. O artigo analisa, ainda, alguns postulados defendidos por Vygotski e seguidores, que iriam numa direção oposta à das idéias defendidas pela Escola Nova e pelo Construtivismo.

Palavras-chave: Ensino, construtivismo, Vigotski

*Unesp-Araraquara


Affirmative and negative conceptions about the act of teaching

Abstract: The article postulates the necessity of an affirmative conception about the act of teaching and critically analyses some conceptions which are considered negative according to the teaching as knowledge transmission. In this way, the article supports that the "New School" and the Constructivism establish a dichotomy between the knowledge transmission by the teacher and the effort for the intellectual autonomy by the learner, putting, then, the teaching in a second place and depriving the teacher's role of one's characteristics. The article still analyses some postulates defended by Vigotsky and followers, which had an opposite direction from those ideas defended by the "New School" and the Constructivism.

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