Ofício CEDES nº138/2016

31 de maio de 2016
 

Ofício CEDES 138/2016

Campinas, 30 de maio de 2016

Aos deputados da Comissão de Educação da Câmara de Deputados

 

Exmas.(os) Deputadas (os)

 

O Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES, é uma entidade nacional que reúne pesquisadores da educação, brasileiros e estrangeiros, e edita duas das principais revistas do país, tendo participado ativamente, nestes últimos 40 anos, das principais discussões da política educacional brasileira (Constituição de 1988, LDB, PNEs, Conferências…). Por isso, nos causa grande preocupação e estranheza a forma como foi organizado o Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular, a ser realizado em 31 de maio de 2016.

O movimento social da educação brasileira é organizado e efetivo e prima pela democracia em seus atos e, assim, aporta contribuição importante para os avanços necessários à educação brasileira. Essa condição nos foi subtraída quando da ditadura civil militar, momento marcado pela violência frente às manifestações contrárias ao regime. Estamos convictos que nossa jovem democracia não pode ser abalada, nem tampouco relegada.

Compreendemos que a realização de um evento sem a participação das entidades científicas que, desde o início do debate acerca da BNCC, vem contribuindo para sua construção, fere o princípio da participação e limita os avanços à educação. 

 

Profa. Dra. Ivany Rodrigues Pino

Presidente do CEDES