Sumário
Educ. Soc. vol.38 no.140 Campinas jul./set. 2017
Editorial
CRISE DO PROJETO DEMOCRÁTICO DE EDUCAÇÃO
Revista Educação & Sociedade
Dossiê
ANÁLISES DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS E LATINO-AMERICANAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Bernardo Mançano Fernandes; Mônica Castagna Molina
RAZÕES PARA MUDAR O MUNDO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONTRIBUIÇÃO DO PRONERA
Bernardo Mançano Fernandes; Rebecca Tarlau
O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NOS ESTADOS DO CEARÁ, MINAS GERAIS E PARANÁ (1998-2011)
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo; Mônica Castagna Molina; Maria Isabel Antunes-Rocha
CONTRIBUIÇÕES DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Mônica Castagna Molina
CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
Marlene Lucia Siebert Sapelli
AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL
Romier da Paixão Sousa
A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DISPUTA: RESISTÊNCIA VERSUS SUBALTERNIDADE AO CAPITAL
Rodrigo Simão Camacho
DESDE LAS ESCUELAS PRIMARIAS A LAS ESCUELAS SECUNDARIAS CAMPESINAS. LUCHAS POR LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN CÓRDOBA, ARGENTINA
Elisa Cragnolino
ESTRATEGIAS ALTERNATIVAS DE EDUCACIÓN EN LAS LUCHAS DE LOS PUEBLOS ORIGINARIOS EN MÉXICO
Bruno Baronnet
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA CAMPONESA AGROECOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA: APORTES DA LA VIA CAMPESINA E DA CLOC
Lia Pinheiro Barbosa; Peter Michael Rosset
Artigos
SEGREGACIÓN SOCIAL EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS Y PRIVADAS EN AMÉRICA LATINA
F. Javier Murillo; Cynthia Martínez Garrido
NO ESTAR AQUÍ: EXCLUSIONES TERRITORIALES Y DISCURSIVAS EN UNA ESCUELA DE ESTRATO SOCIOECONÓMICO BAJO DE SANTIAGO DE CHILE
Mónica Peña
AUTONOMIA MUNICIPAL E INTERDEPENDÊNCIA FEDERATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ACESSO E NOS GASTOS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (2000 - 2014)
Paulo Loyola
HISTORIA ESCOLAR EN CONTEXTO INTERÉTNICO E INTERCULTURAL MAPUCHE
Omar Turra
AUTONOMIA PARKATÊJÊ PARA PRESERVAR SUA LÍNGUA NATIVA: ME IKWY TEKJÊ RI
Maria de Nazaré Moraes da Silva; Marília de Nazaré Ferreira-Silva; Walkyria Passos Magno e Silva
Formação de Profissionais da Educação
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC: DISCURSO INCLUSIVO X DISCURSO MÉDICO
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira; Clarissa Martins de Araújo
Debates & Polêmicas
REQUISITOS ESSENCIAIS PARA A ATRATIVIDADE E A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DOCENTE
Gisele Masson