Sumário
Educ. Soc. vol.41 Campinas 2020
Editorial
O QUE ESPERAR
Theresa Adrião; Ivany Rodrigues Pino; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Antonio Álvaro Soares Zuin; Celso João Ferretti; Luana Costa Almeida; Pedro Goergen; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Salomão Barros Ximenes; Adriana Dragone Silveira
CONFINAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NUM ECRÃ?
Licínio Carlos Viana da Silva Lima; Ivany Rodrigues Pino; Theresa Adrião; Luana Costa Almeida; Celso João Ferretti; Antonio Álvaro Soares Zuin; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Pedro Goergen; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Adriana Dragone Silveira; Salomão Barros Ximenes; Xavier Rambla
Dossiê: Movimentos Sociais E Transformações Do Ativismo Contemporâneo
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
Breno Bringel; Marilia Pontes Sposito
O OUTONO DA ONDA GLOBAL: LIMITES DO ATIVISMO CONTEMPORÂNEO NO ANOITECER DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS SOCIAIS
Francisco Mata Machado Tavares; Matheus Hoffmann Pfrimer
DOS ZAPATISTAS AOS INDIGNADOS: MUDANÇAS NA GEOPOLÍTICA DAS SOLIDARIEDADES TRANSNACIONAIS
Lívia Alcântara; Breno Bringel
LER OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PERSPECTIVA DO INDIVIDUALISMO: REFLEXÕES DA AMÉRICA LATINA
Kathya Araujo; Danilo Martuccelli
A “GUERRA DOS DEUSES” NO BRASIL: DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO À ELEIÇÃO DE BOLSONARO
Geoffrey Pleyers
MOVIMENTOS FEMINISTA, NEGRO E LGBTI NO BRASIL: SUJEITOS, TEIAS E ENQUADRAMENTOS
Regina Facchini; Íris Nery do Carmo; Stephanie Pereira Lima
JOVENS EM MOVIMENTO: MAPAS PLURAIS, CONEXÕES E TENDÊNCIAS NA CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS
Marilia Pontes Sposito; Elmir de Almeida; Maria Carla Corrochano
SLAM POETRY COMO CONFRONTO NAS RUAS E NAS ESCOLAS
Caio Ruano da Silva; Cristiana Losekann
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
Sérgio Haddad
Artigos
EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS
Otaviano Helene; Leandro Mariano
O MERCADO FINANCEIRO CHEGA À SALA DE AULA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL
Márcia Pereira Cunha
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CRIANÇAS USANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E ESTRATÉGIAS AUDIOVISUAIS.
Javier Fombona Cadavieco; Maria Angeles Pascual Sevillano; Maria Luisa Sevillano
ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES
Gabriela Valente
NOTAS PROVISÓRIAS SOBRE A NOÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO: UMA LEITURA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO (1998–2018)
Maria da Graça Jacintho Setton; Adriana Bozzetto
AS UNIVERSIDADES E SUAS PRÁTICAS DE VINCULAÇÃO COM A SOCIEDADE
Iván Rueda; Byron Acosta; Fabián Cueva
O MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL (MIEIB) E SEUS EFEITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Janaina Vargas de Moraes Maudonnet
CONTAR PARA ENTENDER: FECHAMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS NO CHILE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS COMUNIDADES
Carmen Núñez Muñozo; Bryan González Niculcar; Paula Ascorra Costa; Shaun Grech
O LUGAR DO EDUCANDO COMO OUTRO NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR-BACHAREL
Conceição de Maria Pinheiro Barros
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA MUNDIAL: CONECTANDO ESCOLAS NA COLÔMBIA E NO CHILE
Nicolás Aguilar-Forero; Nancy Alfaro; Ana María Velásquez; Verónica López
EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E INCLUSIVA: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA VOZ DOS ESTUDANTES ESPANHÓIS COM DEFICIÊNCIA
Anabel Moriña; Rafael Carballo
DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO
Sandra Espinosa Almansa; Rosa Maria Bueno Fischer
TRABALHO DOCENTE E NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CHILE: UMA REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS
Cristian Oyarzún Maldonado; Rodrigo Cornejo Chávez
A APRENDIZAGEM DO MAPA MENTAL EM GRUPO ATRAVÉS DAS TIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Juan Manuel Muñoz González; Esther María Vega Gea; María Dolores Hidalgo Ariza
COMPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES EM ESCOLAS CHILENAS: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL SOBRE A DIVERSIDADE NO SISTEMA ESCOLAR
Cristóbal Villalobos; Paz Ramírez; Isabel Infante; Ignacio Wyman
“NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
Cibele Noronha de Carvalho; Maria Alice Nogueira
A CONDIÇÃO CONTINGENTE DO SER HUMANO E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO
Manuel Losada-Sierra
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
Gislene Moreira
DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM METRÓPOLES: TERRITÓRIO, NÍVEL SOCIOECONÔMICO, RAÇA E GÊNERO
Mauricio Ernica; Erica Castilho Rodrigues
A LUTA DO NATIONAL UNION OF WOMEN TEACHERS PELA IGUALDADE DE GÊNERO
Amarilio Ferreira Jr.
JARDINS DE INFÂNCIA COMUNITÁRIOS NO CHILE: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA
Graciela Muñoz Zamora
MFUNDISI WE-AFRICA: UM ITINERÁRIO EDUCACIONAL DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE
Antonio Evaldo Almeida Barros
EDUCAÇÂO PARA A CIDADANIA: UMA URGÊNCIA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI
Roberto Sanz Ponce; Ángela Serrano Sarmiento; Aurelio González Bertolín
EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
Elizabeth Aponte-Jaramillo; Fredy Eduardo Vásquez-Rizo
ENSINO SUPLEMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE BASEADA NOS DADOS DO ENEM
Fernando Vizotto Galvão
A ESCOLA PÚBLICA E A SOCIEDADE DEMOCRÁTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA
Patrícia Melo Magoga; Darcísio Natal Muraro
O FUNDEB E A DESIGUALDADE EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ
Rafael Encinas; Rogério Allon Duenhas
LIMITES E POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA PARA A PRÁTICA DA EXTENSÃO RURAL
Fernando Landini
AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DE UM PROJETO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Ileana María Greca; Maria Diez-Ojeda; Eva Maria García-Terceño
VULNERABILIDADE NAS ESCOLAS PARTICULARES SUBSIDIADAS CHILENAS: DESAFIOS DE ENSINO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Nibaldo Benavides-Moreno; Sebastían Donoso-Díaz; Daniel Reyes-Araya
Análise da Prática Pedagógica
PARTICIPAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA INDÍGENA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Carlos Miranda Carvajal; Pablo Castillo Armijo
(RE)ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE COVID-19: NO LIMIAR DO (IM)POSSÍVEL
Luana Costa Almeida; Adilson Dalben
Formação de Profissionais da Educação
INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
Ana Archangelo
Debates & Polêmicas
O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PÚBLICA EM GOIÁS
Miriam Fábia Alves; Neusa Sousa Rêgo Ferreira
FUTURE-SE: O ULTIMATO NA UNIVERSIDADE ESTATAL BRASILEIRA
João dos Reis Silva Júnior; Everton Henrique Eleutério Fargoni
ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Hélder Lima Gusso; Aline Battisti Archer; Fernanda Bordignon Luiz; Fernanda Torres Sahão; Gabriel Gomes de Luca; Marcelo Henrique Oliveira Henklain; Mariana Gomide Panosso; Nádia Kienen; Otávio Beltramello; Valquiria Maria Gonçalves
Imagens & Palavras
A NATURALIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM PORTUGAL
Rovênia Amorim Borges
AS CIDADES-FORMADORAS DA INTELECTUAL, PROFESSORA E PESQUISADORA: RESENHA CRÍTICA DE UM LIVRO EM PRIMEIRA PESSOA
Marília Veríssimo Veronese
A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA SOCIAL
João Colares da Mota Neto
Seção Especial: Privatização Da Educação
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SUAS DIMENSÕES
Vânia Cardoso da Motta; Maria Carolina Pires de Andrade
PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 24 PAÍSES AFRICANOS: TENDÊNCIAS, PONTOS COMUNS E ATÍPICOS
Rui da Silva; Joana Oliveira
INFLUÊNCIA DE ATORES PRIVADOS NO FORTALECIMENTO DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Aline Veiga dos Santos; Vera Lúcia Jacob Chaves
HETERARQUIZAÇÃO DO ESTADO E A EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO
Fernando Cássio; Marina Avelar; Rodrigo Travitzki; Thais Andrea Furigo Novaes
O PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO DO CAPITAL NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL BRASILEIRO
Tarcísio Luiz Pereira
RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DE NEOCONSERVADORISMO NO BRASIL
Vera Maria Vidal Peroni
A privatização da educação secundária na Inglaterra por meio das Sponsored Academies e das Multi-Academy Trusts
Maria Vieira Silva
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: ATUAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RS
Susana Schneid Scherer; Flávia Marchi Nascimento; Maria de Fátima Cóssio
Pareceristas
PARECERISTAS AD HOC 2020