Sumário
Educ. Soc. vol.42 Campinas 2021
Editorial
O FUNDEB PERMANENTE EM TEMPOS DE DESCONSTRUÇÃO E DESFAZIMENTO: MOBILIZAÇÃO E UM BASTA VEEMENTE
Nelson Cardoso Amaral; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Salomão Barros Ximenes; Ivany Rodrigues Pino; Luana Costa Almeida; Pedro Goergen; Celso João Ferretti; Antonio Álvaro Soares Zuin; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Adriana Dragone Silveira; Licínio Carlos Viana da Silva Lima; Xavier Rambla; Anderson Ricardo Trevisan
Dossiê: Educação E Comportamento Político
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
Kimi Tomizaki; Maria Gilvania Valdivino Silva
DINÂMICA GERACIONAL, POSIÇÕES SOCIAIS E COMPORTAMENTO POLÍTICO
Kimi Tomizaki; Maria Gilvania Valdivino Silva
ADESÃO À DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL (1989–2018): CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS TEORIAS DA LEGITIMIDADE POLÍTICA
Julian Borba; Ednaldo Aparecido Ribeiro
IMPACTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO: DA APOSTA NO NOVO CIDADÃO À ELEIÇÃO DE BOLSONARO
Rogerio Schlegel
EDUCAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO IDEOLÓGICA, SUPORTE POR POLÍTICAS SOCIAIS E ESCOLHA ELEITORAL
Diogo Ferrari
SOCIALIZAÇÃO POLITICA DESIGUAL: ELEMENTOS DA “BOA” POLITIZAÇÃO PELA ESCOLA
Lorenzo Barrault-Stella
HISTÓRIAS DE MULHERES MILITANTES NA PERSPECTIVA DOS(AS) FILHOS(AS): (DES)ENGAJAMENTOS POLÍTICOS
Jaime Santos Junior; Marilda Aparecida de Menezes
OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS: SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA E TRAJETÓRIAS
Luís Antonio Groppo; Mara Aline Oliveira
DEMANDAS, ÁREAS E FRONTEIRAS NA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS NA CIDADE DE BUENOS AIRES
Pedro Núñez; Rafael Blanco; Melina Vázquez; Pablo Vommaro
Artigos
REFORMAS EDUCACIONAIS NO CHILE: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Raquel del Carmen Flores Bernal; Emivaldo Silva Nogueira; Viviana Rebufel Álvares
AFINIDADE OU INTEGRALIDADE? PROCESSOS DE INSERÇÃO TRABALHISTA DE GRADUADOS TÉCNICOS NA ARGENTINA
Agustina Corica; Miguel Alfredo
POR UMA ABORDAGEM ESPACIAL NA GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EQUIDADE PARA SUPERAR DESIGUALDADES
Sandra Gomes; Francymonni Yasmim Marques de Melo
UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E “GUERRA CULTURAL” COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA
Roberto Leher
FEMINISMO NEGRO E PENSAMENTO INTERSECCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DAS CULTURAS INFANTIS
Flavio Santiago; Ana Lúcia Goulart de Faria
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: PERFIS E TENDÊNCIAS EM MARCOS LEGAIS NORDESTINOS
Ariane Silva; Zara Figueiredo Tripodi
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR S.A.: MUDANÇAS E SUBJETIVIDADES NA NORMA CORPORATIVA
Renato Cavalcanti Novaes; Felipe da Silva Triani; Antonio Jorge Gonçalves Soares; Silvio de Cassio Costa Telles
EDUCAÇÃO E TIC: ENTRE MEIOS E FINS. UMA REFLEXÃO POST-CRÍTICA
Alberto Sánchez-Rojo; Judith Martín-Lucas
UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19
Vanusa Nascimento Sabino Neves; Charliton José dos Santos Machado; Lia Machado Fiuza Fialho; Raquel do Nascimento Sabino
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK
Jhony Pereira Moraes; Sidinei Rocha-de-Oliveira
O DISPOSITIVO MORALITÚRGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Graciela Bernardi Horn; Rochele de Quadros Loguercio
RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Carlos Benedito Martins
MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS
Anderson Ferrari; Roney Polato de Castro; Felipe Bastos
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
Bruna de Figueiredo Caldeira; Maria Teresa Gonzaga Alves
ILHAS NO MAR: PARTICIPAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO EM “SISTEMAS INTEGRADOS” NA EDUCAÇÃO
D. Brent Edwards Jr; Mauricio Erazo; Pauline Martin
“SENTIDO, DESCANSAR, EM FORMA”: ESCOLA-QUARTEL E A FORMAÇÃO PARA A BARBÁRIE
Catarina de Almeida Santos
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”
Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
A ESCOLA ENTRE OS EMBATES NA PANDEMIA
Raquel Goulart Barreto
Análise Da Prática Pedagógica
PERCEPÇÃO DO PÓS-CONFLITO NA COLÔMBIA: O CASO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Eliana Alemán Salcedo; Aura Alicia Cardozo Rusinque
A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Línlya Sachs; Whendelly Lorena Leite Alves
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS VOLTADOS À REINSCRIÇÃO SOCIOEDUCATIVA E À COLOCAÇÃO DE EMPREGOS
Eva María González-Barea; María Jesús Rodríguez-Entrena; M.ª José Bolarín-Martínez
APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO ON-LINE: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO
Alessandra Maieski; Danilo Garcia da Silva
Formação De Profissionais Da Educação
REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA RETRATOS DA ESCOLA
Sandra Terezinha Urbanetz; Joana Paulin Romanowski; Simone Urnau
Debates & Controversias
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O ORIENTADOR EDUCACIONAL
Beatriz Barrero Fernández; Jesús Domingo Segovia; Juan de Dios Fernández Gálvez
Imagens & Palavras
50 ANOS DO LIVRO KNOWLEDGE AND CONTROL: NEW DIRECTION FOR SOCIOLOGY OF EDUCATION, ENTREVISTA COM MICHAEL YOUNG
Marcelo Pinheiro Cigales; Amurabi Pereira de Oliveira; Diego Greinert de Oliveira
PARA UMA TEORIA DA INOVAÇÃO CURRICULAR
Roberto Rafael Dias da Silva
TOPOLOGIA DA VIOLÊNCIA: UMA VISÃO PANORÂMICA
Adilson Cristiano Habowski; Elaine Conte
UMA NOVA DEMOCRACIA PARA O SÉCULO 21?
Joan Subirats
Dossiê | Democracia, Escola E Mudança Digital: Desafios Da Contemporaneidade
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
Carlota Boto; Licínio C. Lima
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: A ESCOLA PODE SER CONTEMPORÂNEA DO SEU TEMPO?
Irlen Antônio Gonçalves; Luciano Mendes de Faria Filho
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
José Sérgio Fonseca de Carvalho; Carlota Boto
GRUPOS DE WHATSAPP E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS CIDADANIAS NAS ESCOLAS
Inés Dussel; María Guadalupe Fuentes Cardona
CAMINHOS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ERA DO DIGITAL
António M. Magalhães
MÁQUINAS DE ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DOMINAÇÃO DIGITAL E BUROCRACIA AUMENTADA
Licínio C. Lima
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL
Almerindo Janela Afonso
OS PROFESSORES DEPOIS DA PANDEMIA
António Nóvoa; Yara Cristina Alvim
Seção Comemorativa: Paulo Freire 100 Anos
PAULO FREIRE, ANDARILHO DO MUNDO, DE REGRESSO AO SEU POVO, DE VOLTA AO SEU PAÍS!
Ivany R. Pino
PAULO FREIRE NA UNICAMP: O RANÇO AUTORITÁRIO E O VERNIZ DEMOCRÁTICO
Débora Mazza
PAULO FREIRE: PRESENTE! LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Luana Costa Almeida
PAULO FREIRE
Roberto Romano
RAIVA E ESPERANÇA
Heinz Peter Gerhardt
CÍRCULOS DE CULTURA E EJA: PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE TRABALHADORAS
Maria Margarida Machado
PAULO FREIRE NO CHILE CONTEMPORÂNEO: ENFRENTANDO O MEDO À LIBERDADE
Sandra Araya-Crisóstomo; María Elena Infante Malachias
PAULO FREIRE, CENTÉSIMO ANO: MAIS QUE UM MÉTODO, UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA DE EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani
ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Roseli Rodrigues de Mello; Cristiane Fontes de Oliveira
CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLARIZAÇÃO DE ADULTOS NO PENSAMENTO E NA PRÁXIS DE PAULO FREIRE
Sérgio Haddad; Maria Clara Di Pierro
EDUCAÇÃO PÚBLICA, EDUCAÇÃO ALTERNATIVA, EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS LEMBRANÇAS E DIVAGAÇÕES
Carlos Rodrigues Brandão
NA COMPANHIA DE PAULO FREIRE: APRENDENDO A TORNAR-SE
José Beltrán Llavador
A RELAÇÃO EDUCATIVA E A ORGANICIDADE DO REAL: UM CONFRONTO ENTRE PAULO FREIRE E GIOVANNI GENTILE
Marco Ferrari
Pareceristas
PARECERISTAS AD HOC 2021
ERRATA
Seção Especial | Ações Afirmativas De Promoção Da Igualdade Racial Na Educação: Lutas, Conquistas E Desafios
AÇÕES AFIRMATIVAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS
Nilma Lino Gomes; Paulo Vinícius Baptista da Silva; José Eustáquio de Brito
UM PROJETO DECOLONIAL ANTIRRACISTA: AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Joaze Bernardino-Costa; Antonádia Borges
RACISMO INSTITUCIONAL E CONTRATAÇÃO DE DOCENTES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Edmilson Santos dos Santos; Nilma Lino Gomes; Givânia Maria da Silva; Ronaldo Crispim Sena Barros
AÇÕES AFIRMATIVAS, OBRIGATORIEDADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE
Carla Beatriz Meinerz; Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher; Graziela Oliveira Neto da Rosa
LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: UMA GRADUAÇÃO PIONEIRA NO BRASIL
Cidinalva Silva Câmara Neris; Kátia Regis; Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz; Tatiane da Silva Sales
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E AÇÕES AFIRMATIVAS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E SIMBÓLICAS
Natalino Neves da Silva; Adilson Pereira dos Santos; Jane Maria dos Santos Reis
A POLÍTICA DE COTAS NOS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COLÉGIO PEDRO II
Gabriela dos Santos Coutinho; Dyego de Oliveira Arruda; Talita de Oliveira
ESTUDANTES NEGROS EM CURSOS DE ENGENHARIA: A REPRESENTATIVIDADE EM QUESTÃO
Regiane Cristina da Silva; Silvani dos Santos Valentim
CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO: AÇÃO AFIRMATIVA DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES/AS NO BRASIL
Tatiane Cosentino Rodrigues; Joana Célia dos Passos; Flávia Francchini
DESAFIOS À RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTES EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
Rosane Rosa Dias Fernandes; Victor Silva Santos; Alexandre Jacob; Rany Rosa Dias