EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

139 V. 38 – Ensino Médio: antigas e novas polêmicas

Apresentação


Centralidade do ensino médio no contexto da nova "ordem e progresso"
Eliza Bartolozzi Ferreira e Monica Ribeiro da Silva

A contrarreforma do ensino médio no conteto da nova ordem e progresso
Eliza Bartolozzi Ferreira

Estado e capitalismo no Brasil: a inflexão atual no padrão das políticas públicas do ciclo político da Nova República
Marcio Pochmann

Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível
Acacia Zeneida Kuenzer

Por que a urgência da reforma do Ensino Médio? Medida provisória nº746/2016 (Lei nº 13.415/2017)
Vânia Cardoso da Motta e Gaudêncio Frigotto

Ensino médio: atalho para o passado
Luiz Antônio Cunha

Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida provisória nº746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia
Celso João Ferreti e Monica Ribeiro da Silva

O Ensino Médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia
Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Natureza do conhecimento e currículo poderoso no ensino técnico-profissional: uma análise sociológica a partir do caso de Moçambique
Nelson Camisiro Zavale

 

ARTIGOS

Políticas de acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Rogério Diniz Junqueira, Diléia Aparecida Martins e Cristina Broglia Feitosa Lacerda

Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática
Antonio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli e Tânia Suely Azevedo Brasileiro

As políticas públicas e o direito à educação: Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego versus Plano Nacional de Educação
Marcelo Lima e Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar Pacheco