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                       III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA


Plano Nacional da Educação: Questões Desafiadoras e Embates Emblemáticos

                                                     Data

                        28 de Fevereiro, 01 e 02 de Março de 2011

                                                 Realização

                   CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade

 

                                               Apresentação

Considerando o objeto de estudo do CEDES que é a relação entre educação e sociedade , o qual orienta suas produções e atuações, o CEDES retoma o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA - IIISEB -, tendo como tema o PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS. Com esta temática problematizadora,  o CEDES busca dar continuidade à reflexão sobre os desafios e caminhos para a educação brasileira, em suas etapas básica e superior,  na educação complementar  e nas políticas que lhes são pertinentes, como financiamento, valorização e formação do professor.   As temáticas propostas  são de extrema relevância para reflexões sobre formulação de um Plano Nacional da Educação (PNE), a partir do qual e em regime de colaboração,  se recoloca a possibilidade de um Sistema Nacional da Educação. 

A natureza e a exeqüibilidade  da proposta de organização de um Sistema Nacional de Educação no Brasil, orientado  para a efetivação  de uma educação pública e de qualidade social para todos,  esteve presente nas discussões da  CONAE e  volta à tona com o PNE.

O cenário decorrente do período eleitoral sugere possibilidades tão distintas quanto a aprovação do novo PNE ainda em 2010, eventualmente por meio da criação de uma Comissão Especial, ou o início de sua discussão nesta legislatura, ficando sua votação transferida para 2011. 

A idéia que percorre todo o IIISEB é de que é tão importante assegurar instrumentos concretos que permitam o acompanhamento e avaliação sistemática do cumprimento das metas do novo PNE, diferentemente do que ocorreu com o PNE 2001-2010, quanto favorecer o debate sobre as  diretrizes, metas e estratégias  no novo PNE.  Atuar para a efetivação desta perspectiva é a tarefa que se coloca no horizonte imediato das forças políticas e sociais compromissadas com a real democratização da educação no país.

 

 

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