Simpósio I

Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas em debate

Ementa

Este simpósio tem como objetivo debater as reformas conservadoras atualmente em curso no cenário das políticas públicas no campo da educação. Trata-se de refletir criticamente sobre os pressupostos político e educacionais hegemônicos subjacentes à ‘nova educação’. 

Simposista 1: Roberto Leher – UFRJ

Currículo Resumido: Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado-FAPERJ.

Simposista 2: Marcia Angela da Silva Aguiar – UFPE

Currículo Resumido: Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Coordenadora do Grupo de Trabalho "Estado e Política Educacional" (GT05), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – 2011/2013). Atualmente atua como Membro na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de Cursos da SESu/MEC. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior. 

Simposista 3: Luiz Fernandes Dourado- UFG

Currículo Resumido: Professor Titular e Emérito da UFG,Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Membro do Conselho Superior da CAPES, Membro do Conselho Técnico Científico da Capes – ed. Básica, membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016 foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014/2016 foi membro do Fórum Nacional de Educação. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. É Pesquisador do CNPq desde 2001. 


COORDENADORA: Ivany Rodrigues Pino - CEDES

Currículo Resumido: Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora/MG, UFJF (1961) e Licenciada em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (1968). Mestre em Serviço Social pela ABESS/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento em 1970, pela Université Catholique de Louvain, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unviersidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é docente aposentada e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, atuando, principalmente, como pesquisadora, nos seguintes temas: Políticas Públicas de Educação, Sociologia da Educação e Educação e Tecnologias Mediatizadas. Presidente do Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, é editora da Revista Educação & Sociedade.

Quando
10 a 10 de dezembro de 2018
Local

Centro de Convenções da Unicamp