EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

102 V.29 (Jan/Abr. 2008)

ARTIGOS

Ética: a aprendizagem da arte de viver
Nadja Hermann

O conceito "socialização" caiu em desuso? Uma análise dos processos de socialização na infância com base em Georg Simmel e Georg H. Mead
Tamara Grigorowitschs

Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação
Luciana Rosa Marques

Oferta do ensino fundamental em São Paulo: um novo modelo
Theresa Adrião

Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno
Jaison José Bassani e Alexandre Fernandez Vaz

Corporeidad y motricidad. Una forma de mirar los saberes del cuerpo
Deibar Rene Hurtado Herrera

Os manuais escolares franceses de educação física, de higiene e de moral seriam sexistas? (1880 – 2004)
Jacques Gleyse e Carmem Lúcia Soares
 

REVISÃO E SÍNTESE

Trabalho docente e capitalismo: um estudo da produção acadêmica da década de 1990
Paulo Sérgio Tumolo & Klalter Bez Fontana

História da educação brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica SCIELO
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Amarildo Ferreira Jr., Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi & Márcia Regina da Silva
 

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A releitura de portifólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
Cláudia Queiroz Miranda e Benigna Maria de Freitas Villas Boas
 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Formação docente nos Estados Unidos: aliança conservadora e seus conflitos na atual reforma educacional norte-americana
Júlio Emílio Diniz-Pereira
 

DEBATES

Ética e pesquisa

Paolo Nosella

Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal
Domingos Fernandes