EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

99 V. 28 (Maio/Ago. 2007) – Dossiê: “O trabalho docente no contexto latino-americano: algumas perspectivas de análise"

Dossiê: “O trabalho docente no contexto latino-americano: algumas perspectivas de análise"
 

APRESENTAÇÃO
Dalila Andrade Oliveira
 

Considerciones sociologicas sobre profesionalización docente
Emilio Tenti Fanfani

Política Educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano
Dalila Andrade Oliveira

Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docentes
Márcia Ondina Vieira Ferreira

Burocracia educativa, trabajo docente y género: supervisoras que conducen "poniendo el cuerpo"
Graciela Morgade

Da condição docente: primeiras aproximações teóricas
Inês Assunção de Castro Teixeira

La regulación de la formación u el trabajo docente: un análisis crítico de la "agenda educativa" en América Latina
Myriam Feldfeber

Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente
Deise Mancebo

Desafíos y perspectivas en la investigación sobre el magisterio
Sigfredo Chiroque Chunga
 

ARTIGOS

Avaliação e gestão democrática na regulação de educação básica brasileira: uma relação a avaliar
Dirce Nei Teixeira de Freitas

Aversão à teoria e indigência da prática: crítica a partir da filosofia de Adorno
Robson Loureiro

O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da história
José Luís Sanfelice
 

REVISÃO E SÍNTESE

Levantamento do estado da arte nos estudos do lazer: (Brasil) séculos XX e XXI – alguns depoimentos
Elza Peixoto
 

DEBATES E POLÊMICAS

Festas juninas nas escolas: lições de preconceitos
Judas Tadeu de Campos
 

IMAGENS E PALAVRAS

Educação, cidadania e emancipação 
Susana Vasconcelos Jimenez

Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos 
Osmar Fávero

La formación del profesorado y la mejora de la educación 
Andea Coelho Lastória