EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

85 V.24. (Dezembro 2003)

ARTIGOS

Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização
Helena Costa Lopes de Freitas

Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil
Silke Weber

Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo
Rosanne Evangelista Dias
Alice Casimiro Lopes

Educação, conhecimento e a sociedade em rede
Stephen R. Stoer e António M. Magalhães

Cultura midiática e educação infantil
Alberto da Silva Moreira

O técnico de escolaridade média no setor produtivo: seu novo lugar e suas competências
João Bosco Laudares e Antônio Tomasi

O autoritarismo institucional e a extinção do IESAE
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Vico e a ordem de estudos de seu tempo: a ligação entre conhecimento e ética
Vladimir Chaves dos Santos
 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
Ludmila Thomé de Andrade
 

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des)construção
Jorge Adelino Costa
 

REVISÃO E SÍNTESE

O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
Rob Moore e Johan Muller
 

DEBATES

Problemas da educação: o caso da psicopedagogia
Odair Sass
 

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Conversações: modelo cibernético da construção do conhecimento/realidade
Nize Maria Campos Pellanda
 

IMAGENS E PALAVRAS

Reforma do Estado e da educação no Brasil de FHC
José Luis Sanfelice

Aprendizagem adulta e tecnologia na vida na vida da classe operária
Noela Invernizz

Política educacional paulista: análise do PMDB
Cleiton de Oliveira

Antropologia e comunicação: diálogo possível e necessário
Gilberto Pinheiro Júnior

Quanto tempo o tempo tem
Olinda Noronha