Cadernos CEDES

82 (set/dez 2010) V. 30 – EDUCAR PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO

APRESENTAÇÃO

Por que refletir sobre o que significa educar para a compreensão do tempo?
Sandra Regina Ferreira de Oliveira; Sonia Regina Miranda

· texto em Português 

ARTIGOS

La enseñanza y el aprendizaje del tiempo histórico en la educación primaria
Joan Pagès Blanch; Antoni Santisteban Fernández

· texto em Espanhol

A cultura midiática infantil e a construção da noção de tempo histórico
Alexia Pádua Franco

· texto em Português 

Crianças e narrativasmodos de lembrar e de compreender o tempo na infância
Andréa Borges de Medeiros

· texto em Português   

Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo históricoleituras e indagações
Ernesta Zamboni; Selva Guimarães Fonseca

· texto em Português

Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
Magda Madalena Tuma; Marlene Rosa Cainelli; Sandra Regina Ferreira de Oliveira

· texto em Português

Estranhos passados encontrados em um museua criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido
Sonia Regina Miranda

· texto em Português 

Sentidos dos tempos na relação museu/escola
Júnia Sales Pereira; Marcus Vinicius Corrêa Carvalho

· texto em Português  

Uma questão de tempoos usos da memória nas aulas de História
Francisco Régis Lopes Ramos

· texto em Português  
 
CALEISCÓPIO

Expor, reter, transformar e/ou projetartemporalidades em cena nos museus contemporâneos
Carina Martins Costa

· texto em Português