EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

128 V. 35 – INFÂNCIA E CIDADE: PERSPECTIVAS ANALÍTICAS PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

Sumário
Educ. Soc. vol.35 no.128 Campinas jul./set. 201

EDITORIAL

Editorial

· texto em Português 

DOSSIÊ "INFÂNCIA E CIDADE: PERSPECTIVAS ANALÍTICAS PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA"

APRESENTAÇÃO
Fernanda Muller e Brasilmar Ferreira Nunes

· texto em Português 

Infância e cidade: um novo campo de estudo?
Fernanda Muller e Brasilmar Ferreira Nunes

· texto em Português 

Do apagamento à revolução: o direito da criança à cidadania/direito à cidade
Stuart C. Aitken

· texto em Português

Mobilidades cotidianas das crianças: combinando etnografia, GPS e tecnologias de telefone móvel em pesquisa
Pia Christensen, Miguel Romero Mikkelsen, Thomas Alexander Sick Nielsen e Henrik Karder

· texto em Português 

Cartografia das infâncias em região de fonteira em Belo Horizonte
Samy Lansky, Ana Maria Rabelo Gomes e Maria Cristina Soares de Gouvêa

· texto em Português  

Segregação residencial e discriminação étnica na área metropolitana de Lisboa: o olhar das crianças
Maria João Leote de Carvalho

· texto em Português 

Del hogar a la ciudade como camino de ida y vuelta em le desarrollo de la identidad: el caso de las rutinas de la infancia urbana de clase media/alta en Madrid
Marta Morgate Salgado, David Poveda Bicknell e Javier González-Patiño

· texto em Espanhol  

Sobre avós, netos e cidades: entelaçando relações intergeracionais e experiências urbanas na infância
Anne Carolina Ramos

· texto em Português 

ARTIGOS

Política e Educação em Hannar Arendt: distinções, relações e tensões
José Sérgio Fonseca de Carvalho

· texto em Português 

A polissemia dos conceitos e suas implicações para a tividade cientîfica: o uso do termo "sistema"
Fernando Coutinho Cotanda

· texto em Português  

Antropologia pela Educação. Notas por uma descolonização do pensamento
Roberto Malighetti

· texto em Português 

Infâncias e pós-colonialismo
Antônio Miguel

· texto em Português  

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as Faculdades de Educação e o curso de Pedagogia
Olgamir Francisco de Carvalho e Francisco Heitor de Magalhães Souza

· texto em Português   

Exoneração a pedido de professores: estudo em duas redes municipais paulistas
Nathalia Cassettari, Valdice de Fátima Scaldelai e Patrícia Cristina Frutuoso

· texto em Português 

IMAGENS E PALAVRAS

O propósito crítico: entrevista com Allison James
Flávia Ferreira Pires e Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

· texto em Português  

Arthur Ramos e Durval Marcondes: higiene mental, psicanálise e medicina aplicadas à educação nacional (1930-1950)
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

· texto em Português