EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

82 V. 24 – Dossiê: Políticas educativas em Portugal e no Brasil

Sumário

Dossiê: Políticas Educativas em Portugal e no Brasil

Políticas educativas para o ensino superior na União Europeia: um olhar do lado português
José Augusto Pacheco

O ensino superior no octênio FHC
Luiz Antônio Cunha

Organização e regulação dos ensinos básico e secundário em Portugal: sentidos de uma evolução
João Barroso

Educação básica no Brasil na década de 90: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado
Gaudêncio Frigotto & Maria Ciavatta
 

Artigos

A formação profissional numa indústria automobilística mineira: sedução, padronização e internacionalização
Antônia Vitória Soares Aranha

Trabalho, vida social e capital na virada do milênio: apontamentos de interpretação
Paulo Sérgio Tumolo
 

Debates: "Lições de um ignorante. Ressonâncias"

Apresentação
Jorge Larrosa & Walter O. Kohan

Atualidade de O mestre ignorante. Entrevista com Jacques Rancière
Patrice Vermeren, Laurence Cornu & Andrea Benvenuto

Calypso não se consolava com a partida de Ulysses: a ilha da igualdade
Stephane Douailler

Jacotot o el desafío de una escuela de iguales
Inés Dussel

Três Lições de Filosofia da Educação
Walter O. Kohan

Jacotot-Rancière ou a dissonância de uma pedagogia (felizmente) pessimista
Carlos Skliar

Emancipación e igualdad: aspectos sociopolíticos de una experiencia educativa
Francisco Jódar & Lucía Gómez

Nada mejor que tener un buen desigual cerca
Estanislao Antelo

Pedra de tropeço: a igualdade como ponto de partida
Lílian do Valle

A propósito del maestro ignorante y sus lecciones. Testimonio de una relación transferencial
Graciela Frigerio

A vontade segundo Jacotot e o desejo de cada um
Mônica Costa Netto

O aluno e a infância. A propósito do pedagógico
Jan Masschelein

Pedagogía y fariseísmo. Sobre la elevación y el rebajamiento en Gombrowicz
Jorge Larrosa

La política del maestro ignorante: la lección de Rancière
Alejandro Cerletti
 

Jornal da Educação

Estudos comparados, projeto histórico e análise de políticas públicas: Entrevista com Hugo Zemelman
Nora Rut Krawczyc & Reginaldo C. Corrêa de Moraes

II Fórum Mundial de Educação: por uma plataforma mundial de educação
Valdemar Sguissardi
 

Imagens & Palavras

Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras
Elisandra Girardelli Godoi

Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas
Márcia Leite

Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal
Maria Suzana de Stefano Menin

Os antigos habitantes do Brasil
Francisco Silva Noelli

Indústria cultural e educação: o novo canto da sereia
Filipe Ceppas