EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

73 XXI (Dez. 2000) – Políticas Curriculares e decisões epistemológicas

Editorial

Anísio Teixeira entre nós: A defesa da educação como direito de todos
Clarice Nunes


Apresentação
Antonio Flavio Barbosa Moreira

O currículo entre o relativismo e o universalismo
Jean-Claude Forquin

Currículo, universalismo e relativismo: Uma discussão com Jean-Claude Forquin 
Tomaz Tadeu da Silva

O currículo entre o relativismo e o universalismo: Dialogando com Jean-Claude Forquin
Vera Maria Candau

Alfabetização, linguagem e ideologia
Donaldo Macedo

Culturas orais em sociedades letradas
João Wanderley Geraldi

Propostas curriculares alternativas: Limites e avanços
Antonio Flavio Barbosa Moreira

Políticas curriculares descentralizadas: Autonomia ou recentralização? 
José Augusto Pacheco

 

Artigos

Moralidade pública e cidadania: A educação nos anos 30 e 40
Adriano Luiz Duarte

Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação
Sueli Soares dos Santos Batista

 

Formação de Profissionais da Educação

Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
Maurice Tardif & Danielle Raymond

 

Jornal da Educação

Carta de recomendações dos editores de periódicos científicos de educação – São Paulo, 2000

1a Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto – Carta de Brasília
Participantes da 1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto


Resenhas

Escritos de educação
Luci Regina Muzzeti

História e História da Educação ¾ O debate teórico-metodológico atual
Nadia Gaiofatto