EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

43 XII (Dez. 1992)

ARTIGOS

Depois do marxismo, o dilúvio?
João Bernardo

A institucionalização e globalização do Estado – Nação, cidadania e mudança educacional
Francisco O. Ramirez

Políticas de ajuste das contas públicas e o financiamento da educação do Estado de São Paulo no período 1980-1990
Adolpho Pacheco Filho e Luis Roberto Liza Curi

O futuro do trabalho na indústria automobilística alemã
Michael Schumann

Kant e a pedagogia
Edmilson Menezes

EI proceso de informatización escolar: un abordage sociológico
Federico Tobar
 

Seção análise da prática pedagógica

A pesquisa em sala de aula, sua importância e seus tropeços – Crônica extraída das vivências de um projeto
Clacy Zan


Debates

Quem tem medo das novas propostas para o ensino médio? Algumas notas sobre o Relatório do Banco Mundial
Dagmar Zibas

A criança, os comerciais de televisão e a cultura alimentar: uma análise crítica
Zaida Grinberg Lewin
 

Jornal da educação

Diretrizes e bases: na etapa final
Florestan Fernandes

Da organização escolar na LDB: um acordo equivocado
Ivany R. Pino

Investigación educacional y toma de decisiones
José Joaquin Brunner

Propuesta para una agenda de Ia investigación educacionallatino americana de cara ai ano 2000
 

Resenhas

O ensino de História nas escolas pau listas (1917-1939)
Carmen Sylvia Vidiga/ Moraes