EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

42 XIII (Ago. 1992)

ARTIGOS

A política educacional no Brasil e papel do Conselho Nacional dos Secretários de Educação: uma questão polêmica
Márcia Ângela da S. Aguiar

A Nova República e as tendências ideológicas da educação.
Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier

Questões estratégicas da educação: recursos, autonomia e qualidade de ensino e pesquisa
Menga Lüdke

Em defesa da Universidade Pública
Carlos Vogt

Autonomia, qualidade e gratuidade no ensino fundamental
Silke Weber

Políticas do MEC e recursos para o ensino no governo Collor
Jacques Velloso

Sobre o ensino religioso
Roberto Romano

A filantropia na educação
Águeda Bernadete Uhle

Oliveira Vianna e o estado brasileiro no final do século XX
Evaldo Vieira

La inconclusa modernización de Ia educación superior en Mexico
Virgílio Alvarez Aragon

As categorias de público e privado na análise do processo de internalização
Angel Pino

Internalização: seu significado na dinâmica dialógica
Ana Luiza B. Smolka

Os modos de participação no outro no funcionamento do sujeito
Maria Cecília Rafael de Góes
 

DEBATES

Apontamentos sobre o texto "Educação após Auschwitz" de T.W. Adorno
José Leon Crochik
 

RESENHAS

Do ideal socialista ao socialismo real de Moniz Bandeira
Maurício Tragtenberg

A ciência ameaçada de Enry Schatzman
Cristiano Lúcio de Souza

Deuda externa y financiamiento de Ia educación de Fernando Reimers
Rosemary Preston
 

JORNAL DA EDUCAÇÃO

A tramitação do projeto de LDB no Congresso Nacional a partir de novembro de 1992
Mariza Abreu