Cadernos CEDES

102 V.37 – Cadernos CEDES

Apresentação

Ensino fundamental de nove anos, uma década: decorrências para a infância e para a educação básica
Maria Nazaré da Cruz; Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

· texto em Português 

A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Lisete Arelaro

· texto em Português 

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DAS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO DOS INFANTIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Rochele da Silva Santaiana; Leandro Forell

· texto em Português  

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO: CONTINUIDADES, RUPTURAS E RESSIGNIFICAÇÕES
Maria Aparecida Lapa de Aguiar; Caren Cristina Brichi; Soraia Irrigaray Zapata

· texto em Português 

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES ESTRATÉGIAS, DIFERENTES CONCEPÇÕES
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo; Ana Caroline de Almeida; Ana Paula do Amaral Tibúrcio

· texto em Português

A VIDA COTIDIANA E AS BRINCADEIRAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha; Rosângela Benedita Ribeiro

· texto em Português  

EDUCAÇÃO INFANTIL E AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DA CRIANÇA
Maria Nazaré da Cruz

· texto em Português

INFÂNCIA, TEMPO E ESCOLARIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES SOBRE O TEMA NO BRASIL E NA ARGENTINA
Carina Viviana Kaplan; Magda Sarat

· texto em Português