EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

110 V. 31 jan/mar - 2010

EDITORIAL

ARTIGOS

Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano
Wanderson Ferreira Alves

Agenda pós-moderna e neopositivismo: antípodas solidários
Sandra Soares Della Fonte

Sabedoria e ética para "salvar a própria pele"
Maria da Conceição Silva Soares

Modalidades de regulação da atividade científica: uma comparação entre as interpretações normativa, cognitiva e transacional dos processos de integração social da comunidade científica
Marcos Antônio Mattedi & Maiko Rafael Spiess

Os procedimentos adotados pelo Tribunal de Contas do Piauí para a verificação das receitas e despesas vinculadas à educação
Nicholas Davies

Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso
Cidalia Teixeira & Maria A. Flores

Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual
Luísa Saavedra, Conceição Nogueira & Sara Magalhães

Ensino fundamental de nove anos e a inserção de crianças de seis anos na escolarização obrigatória no Distrito Federal: estudo de caso 
Angélica Guedes Dantas & Diva Maria M. A. Maciel
 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
Ludmila Thomé de Andrade
 

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade 
Carlo Ralph de Musis & Sumaya Persona de Carvalho

Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memórias de professores
Antonio Simplício de Almeida Neto
 

DEBATES & POLÊMICAS

Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre os jovens: o discurso da meritocracia em questão
Mariléia Maria da Silva
 

IMAGENS & PALAVRAS

O Processo de Bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch
Lucídio Bianchetti

Por entre discursos, tecnologias e educação
Ilka Schapper