EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

2019 V.40 – Educação & Sociedade

Sumário
Educ. Soc. vol.40  Campinas  2019

Editorial

REAFIRMAR A DEFESA DO SISTEMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIORBLICO BRASILEIRO

Salomão Barros Ximenes; Ivany Rodrigues Pino; Theresa Adrião; Luana Costa Almeida; Antonio Álvaro Soares Zuin; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Celso João Ferretti; Pedro Goergen; Sandra Maria Zákia Lian Souza

· texto em Português  

Dossiê

A EDUCAÇÃO NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO ECONÔMICO MUNDIAL
Pedro Goergen; Ivany Pino; Valdemar Sguissardi; Theresa Adrião; Sérgio Stoco; Luana Costa Almeida

· texto em Português 

COMO ESTE MUNDO SE TORNOU POSSÍVEL? DO CAPITALISMO ORGANIZADO À DESORDEM PRESENTE
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes

· texto em Português 

APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EM PROL DA FRENTE DEMOCRÁTICA
Roberto Leher

· texto em Português   

ESTADO, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO BRASIL: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS
Luiz Fernandes Dourado

· texto em Português  

REFORMAS CONSERVADORAS E A “NOVA EDUCAÇÃO”: ORIENTAÇÕES HEGEMÔNICAS NO MEC E NO CNE
Márcia Angela da Silva Aguiar

· texto em Português

INSTRUCTIOLIBERTAS E EXERCÍCIO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE
Claudio Almir Dalbosco

· texto em Português 

UMA PEDAGOGIA CONTRA O OUTRO? COMPETITIVIDADE E EMULAÇÃO
Licínio Carlos Viana da Silva Lima

· texto em Português

TENDÊNCIAS REGULATÓRIAS E IMPACTOS NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Afonso, Almerindo Janela

· texto em Português  

LES FORMES MODERNES DE L’EMPRISE MANAGERIALE
Danièle Linhart

· texto em Francês

A REFORMA TRABALHISTA EM FOCO: DESCONSTRUÇÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO AUTORITÁRIO
José Dari Krein; Ana Paula Fregnani Colombi

· texto em Português  

BEM-ESTAR SOCIAL BRASILEIRO NO SÉCULO XXI: DA INCLUSÃO AO RETORNO DA EXCLUSÃO SOCIAL
Jorge Abrahão de Castro

· texto em Português 

FINANCIAMENTO DA ESCOLABLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROPOSTA DO SIMULADOR DE CUSTO-ALUNO QUALIDADE
Thiago Alves; Adriana Aparecida Dragone Silveira; Gabriela Schneider; Marcos Didonet del Fabro

· texto em Português  

CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO MUNDIAL E TENSÕES CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS E CONCEPÇÕES DE PESQUISADORES NO VI SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Maria Vieira Silva

· texto em Português 

Artigos

OS 60 ANOS DE LITTLE ROCK E O MUNDO COMUM EM HANNAH ARENDT
Danilo Arnaldo Briskievicz

· texto em Português 

LES PARCOURS SCOLAIRES DES JEUNES CANADIENS D’ORIGINE IMMIGRANTE AUX ÉTUDES SUPÉRIEURES : QUI Y ACCÈDE ET COMMENT?
Pierre Canisius Kamanzi

· texto em Francês 

INDICADOR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO A PARTIR DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Kelmara Mendes Vieira; Fernando de Jesus Moreira Junior; Ani Caroline Grigion Potrich

· texto em Português  

TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL: VOZES DE ESTUDANTES SOBRE DIFICULDADES ACADÊMICAS
Ana Cristina Torres; Ana Mouraz

· texto em Português 

ENSINO SUPERIOR E EMPREGABILIDADE: PERCEÇÕES DE ESTUDANTES E GRADUADOS, EMPREGADORES E ACADÊMICOS
António Fragoso; Sandra T. Valadas; Liliana Paulos

· texto em Português   

SUCESSO NO CAMPO ESCOLAR: CONDICIONANTES PARA ENTRADA NA UNIVERSIDADE NO BRASIL
Fernando Gonçalves de Gonçalves; Marília Patta Ramos

· texto em Português 

FACTORES PSICOSOCIALES ASOCIADOS AL CONFLICTO ENTRE MENORES EN EL CONTEXTO ESCOLAR
Aura Alicia Cardozo-Rusinque; Marina Begoña Martínez-González; Adriana Angélica De La Peña-Leiva; Inírida Avedaño-Villa; Tito José Crissien-Borrero

· texto em Espanhol 

ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Jefferson Mainardes; Silvana Stremel

· texto em Português  

PERCEPCIONES DEL PROFESORADO SOBRE LAS POLÍTICAS DE ASEGURAMIENTO DE LA CALIDAD EDUCATIVA EN CHILE
Miriam Prieto Egido

· texto em Espanhol

INCIDENCIA DE LA EDAD DE ACCESO A LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN Y EL USO DE INTERNET EN EL APRENDIZAJE EN CIENCIAS
Denise Vaillant; Eduardo Rodríguez-Zidán; Juan Pablo Zorrilla-Salgador

· texto em Espanhol 

A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
Eduardo Oliveira Sanches

· texto em Português 

REGULAÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE AUTONOMIA ÉTICA E HETERONOMIA NORMATIVA
Pedro Savi Neto; Mónica de La Fare

· texto em Português   

ESCOLARIZACIÓN SOCIO-HISTÓRICA EN CONTEXTO MAPUCHE: IMPLICANCIAS EDUCATIVAS, SOCIALES Y CULTURALES EN PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Gerardo Octavio Muñoz Troncoso; Segundo Quintriqueo Millán

· texto em Espanhol 

A DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE BUROCRACIA ELETRÓNICA E DEMOCRACIA NA ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA EM PORTUGAL
Manuel Meira

· texto em Português  

RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Carlota Boto

· texto em Português  

ITINERARIOS DE LA EDUCACIÓN PRIVADA EN PERÚ
Ricardo Cuenca; Luciana Reátegui Amat y León; Sarita Oré

· texto em Espanhol 

FORMAS POSSÍVEIS DE SER NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL
Pedro Henrique Witchs; Maura Corcini Lopes; Orquídea Coelho

· texto em Português

O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Iana Gomes de Lima; Luís Armando Gandin

· texto em Português 

NOTAS HISTÓRICAS Y EPISTEMOLÓGICAS SOBRE EL CAMPO DE LA POLÍTICA EDUCATIVA EN LATINOAMÉRICA
Cesar Tello

· texto em Espanhol 

FUTURITY AND RE-TIMING CONTEMPORARY EDUCATION: FROM BRAZIL’S EDUCATIONAL REFORM TO THE INTERNATIONAL AGENDA
Cláudia Linhares Sanz

· texto em Inglês  

EL INTERÉS POR EL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO DE LOS ESTUDIANTES DE SECUNDARIA EN ESPAÑA
José Manuel Muñoz Rodríguez; María José Hernández Serrano; Sara Serrate González

· texto em Espanhol  

DESIGUALDAD ENTRE EL SECTORBLICO Y PRIVADO DE LA ESCUELA MEDIA. LÓGICAS DIFERENTES PERO NECESARIAS
Leivas Marcela

· texto em Espanhol  

PEDAGOGÍA EN LA ERA DE LA RENDICIÓN DE CUENTAS: ANÁLISIS DEL PORTAFOLIO DOCENTE EN CHILE
Lorena Ramírez-Casas del Valle; Enrique Baleriola Escudero; Vicente Sisto

· texto em Espanhol 

A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA NASGINAS DE REVISTA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Marcelo Maia Vinagre Mocarzel

· texto em Português

IMPACTO FINANCEIRO DA IMPLANTAÇÃO DO CAQI NO BRASIL
Luiz Araújo

· texto em Português  

UNILA: A UNIVERSIDADE COMO VETOR DA INTEGRAÇÃO REGIONAL
Ivor Prolo; Manolita Correia Lima; Gonçalo Canto Moniz

· texto em Português    

REGULAÇÃO TECNOIDEALISTA EDUCACIONAL NA EUROPA: O CASO ITALIANO*
Rogério Gonçalves Freitas; Áurea de Carvalho Costa

· texto em Português 

SOBRE ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: DISPOSITIVOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Flávia Marinho Lisbôa; Ivânia dos Santos Neves

· texto em Português 

AUSTERIDADE FISCAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Pedro Rossi; Ana Luíza Matos de Oliveira; Flávio Arantes; Esther Dweck

· texto em Português 

Revisão & Síntese

A PESQUISA EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2015): ATUALIZANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO
Ângelo Ricardo de Souza

· texto em Português   

Análise das Práticas Pedagógicas

O PROCESSO EDUCATIVO DO JONGO NO QUILOMBO MACHADINHA: ORALIDADE, SABER DA EXPERIÊNCIA E IDENTIDADE
Rute Ramos da Silva Costa; Alexandre Brasil Fonseca

· texto em Português 

Formação de Profissionais da Educação

O AGIR COMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO E AUTORIDADE EPISTÊMICA À PRÁXIS TECNOLÓGICA
Elaine Conte; Adilson Cristiano Habowski

· texto em Português  

PEDAGOGÍAS CRÍTICAS: CRITERIOS PARA UNA FORMACIÓN DE DOCENTES EN INVESTIGACIÓN PEDAGÓGICA
Juan Esteban Santamaría-Rodríguez; Claudia Rocío Benítez-Saza; Scarlet Sotomayor-Tacuri; Luis Alfonso Barragán-Varela

· texto em Espanhol  

RUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE: CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Cleomar Locatelli; Júlio Emílio Diniz-Pereira

· texto em Português  

A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
Caroline Fanizzi

· texto em Português  

ALFABETIZACIÓN MICROPOLÍTICA: UN DESAFÍO PARA LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE
Ilich Silva-Peña; Geert Kelchtermans; Jorge Valenzuela; Andrea Precht; Carla Muñoz; Gustavo González-García

· texto em Espanhol  

Debates & Polêmicas

CONVÊNIOS COMO MECANISMO DE RELACIONAMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE NO BRASIL: O CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Cláudia Naomi Sakashita; André Sica de Campos; Salvador Antonio Mireles Sandoval; Liz Felix Greco

· texto em Português 

A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIASIMONE DE BEAUVOIR
Rafaela Bolsarin; Petrilson Pinheiro

· texto em Português 

POR UMA CULTURA RECONSTRUTIVA DOS SENTIDOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Adilson Cristiano Habowski; Elaine Conte; Amarildo Luiz Trevisan

· texto em Português

PODE A POLÍTICABLICA MENTIR? A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DISPUTA DA QUALIDADE EDUCACIONAL
Eduardo Donizeti Girotto

· texto em Português

O IDIOTA, O ESPECIALISTA E O DIPLOMATA: REFLEXÕES SOBRE O COSMOPOLITISMO E SOBRE A PRÁTICA DE FORMAÇÃO HUMANA
Lílian do Valle

· texto em Português 

Imagens & Palavras

ENTREVISTA COM RUI BEBIANO
Maria Ribeiro do Valle

· texto em Português 

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURALPEREZHIVANIE E ALÉM: UMA ENTREVISTA COM NIKOLAI VERESOV
Flávio Fernandes Fontes; Jorge Tarcísio da Rocha Falcão; Raboud Mascarenhas de Letícia Andrade; Priscila Cristine Andrade de Sousa; José Arnaud Marques Júnior

· texto em Português  

A PEDAGOGIA DE HERBART REINTERPRETADA COM O PROF. DR. DIETRICH BENNER
Odair Neitzel

· texto em Português

SEÇÃO ESPECIAL – 40 ANOS: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE E AS POLITICASBLICAS EM EDUCAÇÃO
Pedro Goergen

· texto em Português