EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

41 – Educação & Sociedade

Sumário
Educ. Soc. vol.41  Campinas  2020

Editorial

O QUE ESPERAR
Theresa Adrião; Ivany Rodrigues Pino; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Antonio Álvaro Soares Zuin; Celso João Ferretti; Luana Costa Almeida; Pedro Goergen; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Salomão Barros Ximenes; Adriana Dragone Silveira

· texto em Português 

Artigos

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS
Otaviano Helene; Leandro Mariano

· texto em Português  

O MERCADO FINANCEIRO CHEGA À SALA DE AULA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICABLICA NO BRASIL
Márcia Pereira Cunha

· texto em Português  

CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LOS NIÑOS BASADO EN DISPOSITIVOSVILES Y ESTRATEGIAS AUDIOVISUALES
Javier Fombona Cadavieco; Maria Angeles Pascual Sevillano; Maria Luisa Sevillano

· texto em Espanhol    

ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES
Gabriela Valente

· texto em Português 

NOTAS PROVISÓRIAS SOBRE A NOÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO: UMA LEITURA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO (1998–2018)
Maria da Graça Jacintho Setton; Adriana Bozzetto

· texto em Português   

LAS UNIVERSIDADES Y SUS PRÁCTICAS DE VINCULACIÓN CON LA SOCIEDAD
Iván Rueda; Byron Acosta; Fabián Cueva

· texto em Espanhol 

O MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL (MIEIB) E SEUS EFEITOS NAS POLÍTICASBLICAS
Janaina Vargas de Moraes Maudonnet

· texto em Português    

CONTAR PARA COMPRENDER: CIERRE DE ESCUELAS RURALES MUNICIPALES EN CHILE Y SUS IMPLICANCIAS PARA LAS COMUNIDADES
Carmen Núñez Muñozo; Bryan González Niculcar; Paula Ascorra Costa; Shaun Grech

· texto em Espanhol  

O LUGAR DO EDUCANDO COMO OUTRO NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR-BACHAREL
Conceição de Maria Pinheiro Barros

· texto em Português    

EDUCACIÓN PARA LA CIUDADANÍA MUNDIAL: CONECTANDO ESCUELAS DE COLOMBIA Y CHILE
Nicolás Aguilar-Forero; Nancy Alfaro; Ana María Velásquez; Verónica López

· texto em Espanhol    

UNIVERSIDAD Y EDUCACIÓN INCLUSIVA: RECOMENDACIONES DESDE LA VOZ DE ESTUDIANTES ESPAÑOLES CON DISCAPACIDAD
Anabel Moriña; Rafael Carballo

· texto em Espanhol  

DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO
Sandra Espinosa Almansa; Rosa Maria Bueno Fischer

 · texto em Português 

TRABAJO DOCENTE Y NUEVA GESTIÓN PÚBLICA EN CHILE: UNA REVISIÓN DE LA EVIDENCIA
Cristian Oyarzún Maldonado; Rodrigo Cornejo Chávez

· texto em Espanhol  

EL APRENDIZAJE DEL MAPA MENTAL GRUPAL MEDIANTE LAS TIC EN EDUCACIÓN SUPERIOR
Juan Manuel Muñoz González; Esther María Vega Gea; María Dolores Hidalgo Ariza

 · texto em Espanhol 

COMPOSICIÓN DEL ALUMNADO EN ESCUELAS CHILENAS: UN ANÁLISIS MULTIDIMENSIONAL SOBRE LA DIVERSIDAD DEL SISTEMA ESCOLAR
Cristóbal Villalobos; Paz Ramírez; Isabel Infante; Ignacio Wyman

· texto em Espanhol  

MILITARIZAR PARA EDUCAR? EDUCAR PARA A CIDADANIA?
Maria Eliene Lima; Iria Brzezinski; Antonio da Silva Menezes Junior

· texto em Português 

A AUTORIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA TECNOLOGIA ALGORÍTMICA DE RECONHECIMENTO FACIAL E VIGILÂNCIA
Vânia Gomes Zuin; Antônio Álvaro Soares Zuin

· texto em Português 

NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
Cibele Noronha de Carvalho; Maria Alice Nogueira

· texto em Português 

Debates & Polêmicas

O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUALBLICA EM GOIÁS
Miriam Fábia Alves; Neusa Sousa Rêgo Ferreira

· texto em Português 

Imagens & Palavras

A NATURALIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM PORTUGAL
Rovênia Amorim Borges

· texto em Português