EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

41 – Educação & Sociedade

Sumário
Educ. Soc. vol.41  Campinas  2020

Editorial

O QUE ESPERAR
Theresa Adrião; Ivany Rodrigues Pino; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Antonio Álvaro Soares Zuin; Celso João Ferretti; Luana Costa Almeida; Pedro Goergen; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Salomão Barros Ximenes; Adriana Dragone Silveira

· texto em Português 

CONFINAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NUM ECRÃ?
Licínio Carlos Viana da Silva Lima; Ivany Rodrigues Pino; Theresa Adrião; Luana Costa Almeida; Celso João Ferretti; Antonio Álvaro Soares Zuin; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Pedro Goergen; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Adriana Dragone Silveira; Salomão Barros Ximenes; Xavier Rambla

· texto em Português 

Artigos

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS
Otaviano Helene; Leandro Mariano

· texto em Português  

O MERCADO FINANCEIRO CHEGA À SALA DE AULA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICABLICA NO BRASIL
Márcia Pereira Cunha

· texto em Português  

CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LOS NIÑOS BASADO EN DISPOSITIVOSVILES Y ESTRATEGIAS AUDIOVISUALES
Javier Fombona Cadavieco; Maria Angeles Pascual Sevillano; Maria Luisa Sevillano

· texto em Espanhol    

ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES
Gabriela Valente

· texto em Português 

NOTAS PROVISÓRIAS SOBRE A NOÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO: UMA LEITURA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO (1998–2018)
Maria da Graça Jacintho Setton; Adriana Bozzetto

· texto em Português   

LAS UNIVERSIDADES Y SUS PRÁCTICAS DE VINCULACIÓN CON LA SOCIEDAD
Iván Rueda; Byron Acosta; Fabián Cueva

· texto em Espanhol 

O MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL (MIEIB) E SEUS EFEITOS NAS POLÍTICASBLICAS
Janaina Vargas de Moraes Maudonnet

· texto em Português    

CONTAR PARA COMPRENDER: CIERRE DE ESCUELAS RURALES MUNICIPALES EN CHILE Y SUS IMPLICANCIAS PARA LAS COMUNIDADES
Carmen Núñez Muñozo; Bryan González Niculcar; Paula Ascorra Costa; Shaun Grech

· texto em Espanhol  

O LUGAR DO EDUCANDO COMO OUTRO NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR-BACHAREL
Conceição de Maria Pinheiro Barros

· texto em Português    

EDUCACIÓN PARA LA CIUDADANÍA MUNDIAL: CONECTANDO ESCUELAS DE COLOMBIA Y CHILE
Nicolás Aguilar-Forero; Nancy Alfaro; Ana María Velásquez; Verónica López

· texto em Espanhol    

UNIVERSIDAD Y EDUCACIÓN INCLUSIVA: RECOMENDACIONES DESDE LA VOZ DE ESTUDIANTES ESPAÑOLES CON DISCAPACIDAD
Anabel Moriña; Rafael Carballo

· texto em Espanhol  

DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO
Sandra Espinosa Almansa; Rosa Maria Bueno Fischer

 · texto em Português 

TRABAJO DOCENTE Y NUEVA GESTIÓN PÚBLICA EN CHILE: UNA REVISIÓN DE LA EVIDENCIA
Cristian Oyarzún Maldonado; Rodrigo Cornejo Chávez

· texto em Espanhol  

EL APRENDIZAJE DEL MAPA MENTAL GRUPAL MEDIANTE LAS TIC EN EDUCACIÓN SUPERIOR
Juan Manuel Muñoz González; Esther María Vega Gea; María Dolores Hidalgo Ariza

 · texto em Espanhol 

COMPOSICIÓN DEL ALUMNADO EN ESCUELAS CHILENAS: UN ANÁLISIS MULTIDIMENSIONAL SOBRE LA DIVERSIDAD DEL SISTEMA ESCOLAR
Cristóbal Villalobos; Paz Ramírez; Isabel Infante; Ignacio Wyman

· texto em Espanhol  

MILITARIZAR PARA EDUCAR? EDUCAR PARA A CIDADANIA?
Maria Eliene Lima; Iria Brzezinski; Antonio da Silva Menezes Junior

· texto em Português 

A AUTORIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA TECNOLOGIA ALGORÍTMICA DE RECONHECIMENTO FACIAL E VIGILÂNCIA
Vânia Gomes Zuin; Antônio Álvaro Soares Zuin

· texto em Português 

NASCER EM BERÇO DE OURO”: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
Cibele Noronha de Carvalho; Maria Alice Nogueira

· texto em Português 

A CONDIÇÃO CONTINGENTE DO SER HUMANO E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO
 Manuel Losada-Sierra

· texto em Espanhol  

A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
Gislene Moreira

· texto em Português 

DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM METRÓPOLES: TERRITÓRIO, NÍVEL SOCIOECONÔMICO, RAÇA E GÊNERO
Mauricio Ernica; Erica Castilho Rodrigues

· texto em Português 

A LUTA DO NATIONAL UNION OF WOMEN TEACHERS PELA IGUALDADE DE GÊNERO
Amarilio Ferreira Jr.

· texto em Português   

Análise das Práticas Pedagógicas

PARTICIPAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA INDÍGENA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Carlos Miranda Carvajal; Pablo Castillo Armijo

· texto em Espanhol  

Formação de Profissionais da Educação

INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
Ana Archangelo

· texto em Português 

Debates & Polêmicas

O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUALBLICA EM GOIÁS
Miriam Fábia Alves; Neusa Sousa Rêgo Ferreira

· texto em Português 

FUTURE-SE: O ULTIMATO NA UNIVERSIDADE ESTATAL BRASILEIRA
Silva Júnior, João dos Reis SilvaFargoni, Everton Henrique Eleutério

· texto em Português 

Imagens & Palavras

A NATURALIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM PORTUGAL
Rovênia Amorim Borges

· texto em Português 

AS CIDADES-FORMADORAS DA INTELECTUAL, PROFESSORA E PESQUISADORA: RESENHA CRÍTICA DE UM LIVRO EM PRIMEIRA PESSOA
Marília Veríssimo Veronese

· texto em Português

A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA SOCIAL
João Colares da Mota Neto

· texto em Português 

Dossiê: Movimentos Sociais e Transformações do Ativismo Contemporâneo

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
Breno Bringel; Marilia Pontes Sposito

 · texto em Português  

O OUTONO DA ONDA GLOBAL: LIMITES DO ATIVISMO CONTEMPORÂNEO NO ANOITECER DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS SOCIAIS
Francisco Mata Machado Tavares; Matheus Hoffmann Pfrimer

· texto em Português  

DOS ZAPATISTAS AOS INDIGNADOS: MUDANÇAS NA GEOPOLÍTICA DAS SOLIDARIEDADES TRANSNACIONAIS
Lívia Alcântara; Breno Bringel

· texto em Português 

LER OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PERSPECTIVA DO INDIVIDUALISMO: REFLEXÕES DA AMÉRICA LATINA
Kathya Araujo; Danilo Martuccelli

· texto em Espanhol  

A “GUERRA DOS DEUSES” NO BRASIL: DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO À ELEIÇÃO DE BOLSONARO
Geoffrey Pleyers

· texto em Português 

MOVIMENTOS FEMINISTA, NEGRO E LGBTI NO BRASIL: SUJEITOS, TEIAS E ENQUADRAMENTOS
Regina Facchini; Íris Nery do Carmo; Stephanie Pereira Lima

· texto em Português

JOVENS EM MOVIMENTO: MAPAS PLURAIS, CONEXÕES E TENDÊNCIAS NA CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS
Marilia Pontes Sposito; Elmir de Almeida; Maria Carla Corrochano

· texto em Português  

SLAM POETRY COMO CONFRONTO NAS RUAS E NAS ESCOLAS
Caio Ruano da Silva; Cristiana Losekann

· texto em Português  

O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMO UM ESPAÇO EDUCADOR
Sérgio Haddad

· texto em Português