Sumário
Educ. Soc.vol.43 Campinas 2022
Editorial
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Celso João Ferretti; Ivany Rodrigues Pino; Roberto Leher; Luana Costa Almeida; Salomão Barros Ximenes; Claudio Almir Dalbosco; Sandra Maria Zákia Lian Souza; Antônio Alvaro Soares Zuin; Adriana Aparecida Dragone Silveira; Ana Maria Fonseca de Almeida; Anderson Ricardo Trevisan; Débora Mazza; Licínio Carlos Viana da Silva Lima; Nelson Cardoso Amaral; Pedro Goergen; Xavier Rambla; Vicente Sisto
Dossiê | Identidades, Patrimônios E Educação Em Perspectiva Internacional: Questões Para O Século Xxi
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA. O CASO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Janire Castrillo; Iratxe Gillate; Ursula Luna; Alex Ibañez-Etxeberria
EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIOS E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO BRASIL
Rodrigo Manoel Dias da Silva
EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS EM EDUCAÇÃO DE PATRIMÔNIO
Roberto Marcelo Falcón; Apolline Torregrosa
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
Helena Pinto
PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: O QUE HÁ DE NOVO?
Simone Scifoni
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO ENSINO SECUNDARIO OBRIGATÓRIO
Mónica Trabajo Rite; José María Cuenca López
CONCEITUALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO EM AMBIENTES DIGITAIS ATRAVÉS DE REFERÊNCIAS DE IDENTIDADE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Olaia Fontal Merillas; Benito Arias Martínez; Tania Ballesteros-Colino; Pablo de Castro Martín
Artigos
CONTRATAÇÃO, CARREIRA, VENCIMENTO E JORNADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESTADUAL PAULISTA (1995-2018)
Andreza Barbosa; Márcia Aparecida Jacomini; Maria José da Silva Fernandes; Selma Venco
AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CASA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mariane Campelo Koslinski; Renata Corrêa Gomes; Blenda Luize Chor Rodrigues; Felipe Macedo de Andrade; Tiago Lisboa Bartholo
EM BUSCA DO TEMPO VIVIDO: EDUCAÇÃO PARA NARRAR O HUMANO (LABORATÓRIO BIOGRÁFICO)
Adriana María Ruiz Gutiérrez
EFICÁCIA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Celia Soriano Escuder; Raúl Tárraga Mínguez; Gemma Pastor Cerezuela
SEM LUGARES, ESCOLA E IDENTIDADE: A PERFORMANCE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
María V. Martínez-Vérez; Javier Albar-Mansoa; Marc Pallarès-Piquer
A VIOLÊNCIA URBANA E ESCOLAR NAS PERIFERIAS DE BRASÍLIA
Sullyvan Garcia-Silva; Paulo Lima Junior; Haydée Caruso
A DIMENSÃO CONSTITUTIVA DO MEIO: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Débora Dainez; Ana Luiza Bustamante Smolka; Flavia Faissal de Souza
ANISÍO TEIXEIRA, SISTEMA DE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
Nadia Hage Fialho; João Danilo Batista de Oliveira
OFICINAS DE FOTOGRAFIA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS/OS: PESQUISA E ALGUNS DE SEUS EFEITOS
Jardel Pelissari Machado; Andrea Vieira Zanella
UMA FILOSOFIA DO AMOR PELAS CRIANÇAS DE RUA
Alcione Nawroski
DEMOCRACIA CRIATIVA E RETÓRICA DAS EMOÇÕES EM JOHN DEWEY
Horacio Héctor Mercau
CONSUMO DE SERIADOS ENTRE JOVENS ESTUDANTES: NARRATIVAS E INDÍCIOS À INDIVIDUAÇÃO
Leandro R. Pinheiro
TRINTA ANOS DE UM TEXTO-FETICHE: MARIANO FERNÁNDEZ ENGUITA E O TEMA DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO
Wanderson Ferreira Alves
A CONSTITUINTE PAULISTA DE 1891, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE 1891 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Carlos Roberto Jamil Cury
É POSSÍVEL O PROFESSAR ANÔNIMO? A VOZ AINDA DISSONANTE DE VIOLETA LEME
Caroline Fanizzi
PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO ESCOLA SEM PARTIDO
Francisco Alex Pereira Soares; Luiz de Sousa Junior
O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Bianca Orrico Serrão; Manuel J. Sarmento; Juliana Prates Santana
MILITARIZAÇÃO DA GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: A EXCLUSÃO DA ATIVIDADE POLÍTICA DEMOCRÁTICA
Viviane Peixoto da Cunha; Alice Casimiro Lopes
Revisão & Síntese
TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA PUBLICADA NO BRASIL (2010-2019)
Catia Eli Gemelli; Lisiane Quadrado Closs
Análise Das Práticas Pedagógicas
DIMENSÃO AFETIVA NA SALA DE AULA DE CRIANÇAS: PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
María José Mayorga Fernández; María Pilar Sepúlveda Ruiz; Dolores Madrid Vivar
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES
Fabrício Antônio Antunes Soares; Vanilson Viana Cardoso; Airton Adelar Mueller
Formação de Profissionais da Educação
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIA
Mercedes Collazo; Sylvia De Bellis; Virginia Fachinetti; Nancy Peré; Vanesa Sanguinetti
Debates & Controvérsias
O CUSTO DO ALUNO DAS 2.537 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS: CAI UM MITO?
Carlos Eduardo Bielschowsky; Nelson Cardoso Amaral
A COLONIALIDADE DO SABER: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA REPENSAR A UNIVERSIDADE
Diego dos Santos Reis
Imagens & Palavras
1968 – MOVIMENTOS ESTUDANTIS E OPERÁRIOS: ENTREVISTA COM REGINALDO CARMELLO CORRÊA DE MORAES
Maria Ribeiro do Valle; Pablo Emanuel Romero Almada
O LEGADO DE LÉLIA GONZALEZ
Eloiza Gurgel Pires
Ensaios
QUEM A SOCIEDADE DE CONTROLE PRETENDE FORMAR?
Rainri Back
DESAMPARO HUMANO E SOLIDARIEDADE FORMATIVA: CRÍTICA À PERVERSIDADE NEOLIBERAL
Claudio Almir Dalbosco; Francisco Carlos dos Santos Filho; Luciana Oltramari Cezar