Sumário
Editorial
Dossiê: "Letramento"
Apresentação
Magda Soares
Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?
Alceu Ravanello Ferraro
Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
Vera Masagão Ribeiro, Claudia Lemos Vóvio & Mayra Patrícia Moura
Acerca del dominio del código de la escritura en América Latina y su relación con los desafíos actuales: conclusiones de una investigación en siete países de América Latina
Maria Isabel Infante
Avaliação e leramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
Alicia Bonamino, Carla Coscarelli e Creso Franco
Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização - o caso do cordel (1930-1950)
Ana Maria de Oliveira Galvão
Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
Magda Soares
Artigos
Planejamento participativo: uma estratégia política e educacional para o desenvolvimento local sustentável (Relato de experiência do programa comunidade ativa)
Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante & Luiz Antônio Ferraro Júnior
Redes de contacto sociales. ¿Factor clave para la labor de investigacion universitaria?
Yenia Melo Hermosilla e Abelardo Castro Hidalgo
Revisão e Síntese
Jogo e brinquedo: reflexões a partir da Teoria Crítica
Gildo Volpato
Análise das Práticas Pedagógicas
Os processos de negociação dos lugares sociais de professores e alunos no contexto da escolarização nacional
Adriano Henrique Nuernberg
Debates
Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira
Ana Maria Vilela Cavaliere
Jornal da Educação
Percorrendo caminhos na educação
Dermeval Saviani
Imagens & Palavras
Disciplinas e integração curricular: história e políticas
Maria Inês Marcondes
A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação
Celso João Ferretti
O trabalho dos professores em questão
Maria Drosila Vasconcellos
