EDITORIAL
APRESENTAÇÃO
ARTIGOS
Da Universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade
Romualdo Portela de Oliveira
A educação como um direito fundamental da natureza social
Clarice Seixas Duarte
Utopias revolucionárias e educação pública: rumos para uma nova "cidade ética"
Patricia Piozzi
Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades
Pedro Goergen
Violência, educação e sociedade; um olhar contemporêneo
Angel Pino
Quando a violência infanto-juvenil indaga a pedagogia
Miguel González Arroyo
O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado
Luiz Antônio Cunha
Estado e polícas de financiamento em educação
Carlos Roberto Jamil Cury
Finaciamento e gasto público na educaçao básica no Brasil: 1995-2005
Jorge Abrahão de Castro
A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo
José Marcelino de Rezende Pinto
Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?
Lisete R. G. Arelaro
Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas
Luiz Fernandes Dourado
Inclusão e governamentabilidade
Alfredo Veiga-Neto & Mara Corcini Lopes
Eliminação adiada; o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade de ensino
Luiz Carlos de Freitas
Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites
Creso Franco, Fátima Alves & Alicia Bonamino
Tempo de escola e qualidade na educação pública
Ana Maria Cavaliere
Contemporaneidade, educação e tecnologia
Antonio flavio Barbosa Moreira e Sonia Kramer
Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas
Maria Carmen Silveira Barbosa
Reflexões acerca da busca de uma nova qualidade da educação: relações entre juventude, educação e trabalho
Marilena Nakano & Elmir de Almeida
A escola 'faz" as juventudes?
Juarez Dayrell
A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica
Gaudêncio Frigotto
Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente
Acacia Zeneida Kuenzer
O trabalho docente nas páginas de Educação & Sociedade em seus (quase) 100números
Menga Lüdke e Luiz Alberto Boing
A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada
Helena Costa Lopes de Freitas
O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC
Dermeval Saviani
