EDITORIAL
1968: revolução ainda que inacabada
Dossiê: "Experiências educativas e construção de fronteiras sociais"
APRESENTAÇÃO
Ana Maria F. Almeida
Fronteiras, trajetórias e experiências de rupturas
Lucette Labache & Monique de Saint Martin
Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
Maria Alice Nogueira, Andrea Moura de Souza Aguiar & Viviane Coelho Caldeira Ramos
Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias
Mihaï Dinu Gheorghiu, Pascale Gruson & Judit Vari
Fronteiras imaginadas: experiências educativas e construção das disposições quanto ao futuro por jovens dos grupos populares e médios
Sueli Presta & Ana Maria F. Almeida
Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha & Graziela Serroni Perosa
ARTIGOS
Os bastidores da reforma universitária de 1968
José Carlos Rothen
Educação, relações de gênero e diversidade sexual
Nilson Fernandes Dinis
Castoriadis: uma filosofia para a educação
Lílian do Valle
Autoridade, singularidade e criação: sobre o problema da formação (Bildung) em Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, de Nietzsche
José Fernandes Weber
REVISÃO E SÍNTESE
Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente
Kenneth M. Zeichner
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Interdisciplinaridade e resolução de problemas: algumas questões para quem forma futuros professores de Ciências
Silvana Santos & Maria Elena Infante-Malachias
DEBATES E POLÊMICAS
A educação de Sísifo: sobre ressentimento, vingança e Amok entre professores e alunos
Antônio Zuin
Os jogos de escalas na Sociologia da Educação
Zaia Brandão
