Editorial
O III SEB e suas marcas no novo PNE
ARTIGOS
Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: “Provão II” ou a reedição de velhas práticas?
José Carlos Rothen & Gladys Beatriz Barreyro
Práticas educativas democráticas
Pedro Manuel Patacho
As escolas noturnas do município da Corte: Estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889)
Ana Luiza Jesus da Costa
Memórias de uma escola isolada rural: estudo de um livro de visitas (1928-1948)
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Anarquistas: criação cultural, invenção pedagógica
Doris Accioly e Silva
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método Lição de Coisas
Cláudia Maria Mendes Gontijo
A industrialização das editoras e dos livros didáticos nos Estados Unidos (do século XIX ao começo do século XX)
Mirian Jorge Warde
Breve investigação genealógica sobre o outro
Nadja Hermann
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung)
Hans-Georg Flickinger
REVISÃO & SÍNTESE
A importância da investigação narrativa na educação
Amanda Oliveira Rabelo
As possibilidades analíticas da noção de campo social
Afrânio Mendes Catani
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Educação infantil: análise da manifestação social do preconceito na atividade principal de jogos
Gustavo Martins Piccolo
DEBATES & POLÊMICAS
De que é capaz o eu-multicultural?
Lisete Bampi
IMAGENS & PALAVRAS
Decifrando a história e o estigma do analfabetismo no Brasil
Valdemar Sguissardi
“Radinho de pilha”: sintonia fina entre educação e comunicação
Magali Reis
Errata
