121 V.33 (Out-Dez 2012) - Educação & Sociedade

Sumário
Educ. Soc. vol.33 nº 121 Campinas out./dez. 2012

Editorial

· texto em Português 

Dossiê: "A Cultura Digital e a Formação dos Professores: Uma Questão em Debate"

A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate
Ivany Pino; Antônio A. S. Zuin

· texto em Português  

Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online
Lílian do Valle; Estrella D'alva Benayon Bohadana

· texto em Português  

A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente
Raquel Goulart Barreto

· texto em Português 

Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
Francisco Garonce; Gilberto Lacerda Santos

· texto em Português  

O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira; Newton Duarte

· texto em Português 

"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação 
Rosa Maria Bueno Fischer

· texto em Português  

Formação de educadores a distância na pós-graduação: potencialidades para o desenvolvimento da investigação e produção de conhecimento
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

· texto em Português 

Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência
Kátia Morosov Alonso; Danilo Garcia da Silva; Maria Cristina da Silveira; Mabel Moreira Strobel

· texto em Português 

As práticas em comunáutica no centro da aprendizagem online
Seraphin Alava

· texto em Português      

ARTIGOS
      
Princípios filosóficos e pedagógicos da educação natural em Rousseau: uma investigação sobre o segundo livro do Émile
Claudio A. Dalbosco

· texto em Português 

A origem das parcerias público-privada na governança global da educação
Susan Robertson; Antoni Verger

· texto em Português  

Florestan Fernandes e a defesa da educação pública
Roberto Leher

· texto em Português  

A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares
Luciana Rosa Marques

· texto em Português 

Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real
Donaldo Bello Souza; Dora Fonseca Castro

· texto em Português 

Desvendando o perfil dos gastos educacionais dos municípios brasileiros
Raimundo Luiz Silva Araújo

· texto em Português  

 ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
      
Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais
Ana Lúcia Horta Nogueira

· texto em Português      

DEBATES E POLÊMICAS
      
Concepción, formación y evaluación por competencias: reflexiones en torno a posibles alternativas pedagógicas y didácticas

Julio César Tovar-Gálvez; Germán Antonio Garcia Contreras; Nhora Cárdenas Puyo; Yudy Paola Fernández Malagón

· texto em Espanhol 

IMAGENS E PALAVRAS

A "política de fundos" e os contornos federativos do estado brasileiro
Isabelle Fiorelli Silva       

· texto em Português 

Mobilidade humana e a diversidade sócio-cultural
Szilvia Simai; Rosana Baeninger

 · texto em Português