Sumário
Educ. Soc. vol.33 nº 121 Campinas out./dez. 2012
Editorial
Dossiê: "A Cultura Digital e a Formação dos Professores: Uma Questão em Debate"
A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate
Ivany Pino; Antônio A. S. Zuin
Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online
Lílian do Valle; Estrella D'alva Benayon Bohadana
A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente
Raquel Goulart Barreto
Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada
Francisco Garonce; Gilberto Lacerda Santos
O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira; Newton Duarte
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação
Rosa Maria Bueno Fischer
Formação de educadores a distância na pós-graduação: potencialidades para o desenvolvimento da investigação e produção de conhecimento
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência
Kátia Morosov Alonso; Danilo Garcia da Silva; Maria Cristina da Silveira; Mabel Moreira Strobel
As práticas em comunáutica no centro da aprendizagem online
Seraphin Alava
ARTIGOS
Princípios filosóficos e pedagógicos da educação natural em Rousseau: uma investigação sobre o segundo livro do Émile
Claudio A. Dalbosco
A origem das parcerias público-privada na governança global da educação
Susan Robertson; Antoni Verger
Florestan Fernandes e a defesa da educação pública
Roberto Leher
A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares
Luciana Rosa Marques
Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real
Donaldo Bello Souza; Dora Fonseca Castro
Desvendando o perfil dos gastos educacionais dos municípios brasileiros
Raimundo Luiz Silva Araújo
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais
Ana Lúcia Horta Nogueira
DEBATES E POLÊMICAS
Concepción, formación y evaluación por competencias: reflexiones en torno a posibles alternativas pedagógicas y didácticas
Julio César Tovar-Gálvez; Germán Antonio Garcia Contreras; Nhora Cárdenas Puyo; Yudy Paola Fernández Malagón
IMAGENS E PALAVRAS
A "política de fundos" e os contornos federativos do estado brasileiro
Isabelle Fiorelli Silva
Mobilidade humana e a diversidade sócio-cultural
Szilvia Simai; Rosana Baeninger
