Educ. Soc. vol.34 no.122 Campinas jan./mar. 2013
EditorialEditorial
ArtigosParadoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
Reginaldo Camello Corrêa de Moraes
Política para a ciência e política da ciência: entre o fomento e as demandas governamentais
Rogério Bezerra Silva
Reforma da universidade no contexto da integração europeia: o processo de bolonha e seus desdobramentos
Maria Creusa de Araújo Borges
Expansão da educação superior no Brasil e a hegemonia privado-mercantil: o caso da unesa
Deise Mancebo; Andréa Araujo do Vale
Retratos do Brasil: raça e instrução nos censos populacionais do século XIX
Maria Cristina Gouvêa; Ana Paula Xavier
El reclutamiento de los docentes en Argentina: una aproximación a partir de la ocupación de sus cónyuges
Ricardo Donaire
La educación social dinamizadora de prácticas ciudadanas en la biblioteca pública
Orlanda Jaramillo; Ruth Elena Quiroz Posada
Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas
Renata Ferraz de Toledo; Pedro Roberto Jacobi
Normatividade e políticas educacionais: bases para uma abordagem da LDB e da Conae
Sidney Reinaldo Silva
Marcel Mauss e Norbert Elias: notas para uma aproximação epistemológica
Maria da Graça Jacintho Setton
REVISÃO E SÍNTESE
Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica
Indinalva Nepomuceno Fajardo; Maria Cecilia de Souza Minayo; Carlos Otávio Fiúza Moreira
· texto em Português
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Esse é o meu lugar… esse não é o meu lugar: inclusão e exclusão de jovens e de adultos na escola
Sônia Maria Schneider; Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal
Luciana Leandro da Silva
DEBATES E POLÊMICAS
Gestão do trabalho, educação e saúde: análise de uma experiência de mudança em escola pública
Kátia Reis Souza; Jussara Cruz Brito
IMAGENS E PALAVRAS
O papel educativo da fotografia de vida selvagem
Cristina Bruzzo
