Educ. Soc. vol.34 no.123 Campinas abr./jun. 2013
EditorialEditorial
ARTIGOSA fusão entre segurança e desenvolvimento no setor da educação: discursos e efeitos
Mario Novelli
Conflitos e consensos na exigibilidade judicial do direito à educação básica
Adriana Dragone Silveira
Socialização em uma instituição total: implicações da educação em uma academia militar
Giuliana Franco Leal
Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional
Juliana Favretto; Cleide Fátima Moretto
Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Elie George Guimarães Ghanem Júnior
Máquina de educar, máquina de prevenir: o modelo escolar ocidental e a emergência da prevenção às drogas na educação
Tiago Ribeiro
Revisão & Síntese
Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência
Gustavo Martins Piccolo; Enicéia Gonçalves Mendes
Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas
Cláudia Souza Passador; Thales Silveira Salvetti
Análise das Práticas Pedagógicas
Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos
Hildete Pereira dos Anjos; Luciana Barbosa de Melo; Kátia Regina da Silva; Lucélia C. Cavalcante Rabelo; Marcelo Almeida Araújo
A relação sujeito/linguagem na construção da identidade surda
Cínthia Najla Fahl Giammelaro; Zilda Maria Gesueli; Ivani Rodrigues Silva
Formação de Profissionais da Educação
Tecnologías emergentes en la educación: una experiencia de formación de docentes que fomenta el diseño de ambientes de aprendizaje
Oscar Rafael Boude Figueredo
Debates & Polêmicas
A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás
Maurice Tardif
Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
Giovani Ferreira Bezerra; Doracina Aparecida de Castro Araujo
Imagens & Palavras
O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor
Denise Azevedo Duarte Guimarães
Uma educação por vir: infância e potência
Betina Hillesheim
Por uma sociologia da leitura
Débora Mazza
