Sumário
Educ. Soc. vol.35 no.127 Campinas abr./jun. 2014
Editorial
Artigos
O Legado da ditadura para a educação brasileira
Luiz Antônio Cunha
A formação humana em debate
Sandra Soares Della Fonte
Educação, cidadania e agenciamentos formativos nas políticas culturais brasileiras
Rodrigo Manoel Dias da Silva
Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010
Arnaldo Lopo Mont'Alvão Neto
Pensamento e sociedade: contribuições ao debate sobre a experiência do Enem
Cintya Regina Ribeiro
Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos
Anete Abramowicz; Tatiane Consentino Rodrigues
A educação progressiva como alternativa: as vozes dos educadores
Maria Luísa Branco
Modos de regulação institucional da investigação educacional: o caso do instituto de inovação educacional
Sofia Viseu
Análise das Práticas Pedagógicas
Memorias escolares en contextos de crisis: reflexiones educativas sobre momentos significativos de la historia Argentina en el contexto del bicentenario
Joé Alberto Tranier
Proceso de reconocimiento del alumno problema como legítimo otro de escuelas vulnerables
Luis Ajagan; Abelardo Castro; Alejandro Díaz; Catherine Alarcón
Formação de Profissionais da Educação
A formação de educadores na educação não formal pública
Nadia Fuhrmann; Fernanda dos Santos Paulo
Debates & Polêmicas
Educación basada en competencias: hacia una pedagogía sin dicotomías
Jorge Alarcón Leiva; Brianna Hill; Claudio Frites
Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
Tales Renato Ferreira Carvalho; Luiz Carlos Brant; Marilene Barros de Melo
Imagens & Palavras
O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo
Maria da Conceição Francisca Pires; Sergio Luiz Pereira da Silva
