Sumário
Educ. Soc. vol.36 no.131 Campinas abr./jun. 2015
Editorial
· CEDES E V SEB EM TEMPOS DE PÁTRIA EDUCADORA
Artigos
· Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios
Dourado, Luiz Fernandes
· Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo
Dalbosco, Claudio Almir
· Para a construção da nação: debates brasileiros sobre educação do corpo na década de 1930
Góis Junior, Edivaldo; Melo, Victor Andrade de; Soares, Antônio Jorge Gonçalves
· Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades
Barros, Aparecida da Silva Xavier
· A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?
Guimarães, Paula; Barros, Rosanna
· Gestão Estratégica de Sistemas de Educação a Distância no Brasil e em Portugal: a propósito da flexibilidade educacional
Mill, Daniel
· A infância como solidão: mutações da experiência educacional contemporânea
Aquino, Julio Roberto Groppa
· Qualidade do ensino, balanço de uma década de pesquisas
Brandão, Zaia; Carvalho, Cynthia Paes de
Formação de Profissionais da Educação
· Educação em direitos humanos: o currículo entre o relativismo e o universalismo
Silva, Ana Tereza Reis da
· Ser-se rio, vento, mulher, e o que quiser: a individuação e a formação de professores
Dalmaso, Alice Copetti; Freitas, Deisi Sangoi; Schmidt, Magda
· Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
Pizzio, Alex; Klein, Karla
Análise das Práticas Pedagógicas
· A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
Teixeira Júnior, José Carlos
Debates & Polêmicas
· Inteligência como dispositivo de poder
Saavedra, Luísa
Imagens & Palavras
· Os estudos sobre deficiência na educação
Nuernberg, Adriano Henrique
