Sumário
Educ. Soc. vol.37 no.135 Campinas mai./jun. 2016
Editorial
O CONTEXTO POLÍTICO E A EDUCAÇÃO NACIONAL
Editores da Revista Educação & Sociedade
Homenagem
ROUSSEAU E CONDORCET: EDUCAÇÃO PÚBLICA VERSUS EDUCAÇÃO ESTATAL
Patrizia Piozzi
Artigos
ORGANIZANDO LA ESPERANZA: UTOPÍAS CONCRETAS PLURIVERSALES CONTRA Y MÁS ALLÁ DE LA FORMA VALOR
Ana Cecilia Dinerstein
A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
Eloísa Dias Gonçalves
ESTUDOS SOBRE ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL: SÍNTESE DOS PRINCIPAIS ARGUMENTOS E DESDOBRAMENTOS
Felícia Picanço; Juliana Morais
JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR
Juarez Tarcisio Dayrell; Rodrigo Ednilson de Jesus
POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: O QUE ENSINA AOS JOVENS A ESCOLA QUE PROTEGE?
Roberto Rafael Dias da Silva; Elí Terezinha Henn Fabris
"ATRÁS DA CONSCIÊNCIA, ESTÁ A VIDA": O AFASTAMENTO TEÓRICO LEONTIEV-VIGOTSKI NA DINÂMICA DOS CÍRCULOS VIGOTSKIANOS
Gisele Toassa
Revisão & Síntese
DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA AS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EDUCACIONAL/ESCOLAR
Graziela Zambão Abdian; Paulo Henrique Costa Nascimento; Nathália Delgado Bueno da Silva
PEDAGOGIA CRÍTICA COMO PRÁXIS MARXISTA HUMANISTA: PERSPECTIVAS SOBRE SOLIDARIEDADE, OPRESSÃO, E REVOLUÇÃO
Sabrina Fernandes
EU VO LÁ ONTEM, PAPAI! - EXPERIÊNCIA E CULTURAS INFANTIS: REFLEXÕES SOBRE INFÂNCIA E TEMPORALIDADE RECURSIVA
Eduardo Oliveira Sanhces; Divino José da Silva
Formação de Profissionais da Educação
EL TRABAJO COLABORATIVO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UNA COMPETENCIA PROFESIONAL PARA LOS FUTUROS DOCENTES
Javier Fombona Cadavieco; Marcos Jesús Iglesias Martínez; Inés Lozano Cabezas
DIDÁTICA MULTIDIMENSIONAL: POR UMA SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL
Maria Amélia Santoro Franco; Selma Garrido Pimenta
Debates & Polêmicas
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO CAPITALISMO: ELEMENTOS PARA UM DEBATE
Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; Paulo Sergio Tumolo
RELACIONES ENTRE LOS CAMPOS Y LAS CATEGORÍAS EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍA: UN ANÁLISIS DESDE UNA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
José Gabriel Cristancho Altuzarra
