140 V.38 - Educação & Sociedade

EDITORIAL

Crise do projeto democrático de educação

DOSSIÊ

Apresentação
- Análises de experiências brasileiras e latino-americanas de educação do campo
Bernardo Mançano Fernandes
Mônica Castagna Molina

- Razões para mudar o mundo: a educação do campo e a contribuição do PRONERA
Bernardo Mançano Fernandes
Rebecca Tarlau

- O fortalecimento da identidade camponesa: repercussões do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998–2011)
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
Mônica Castagna Molina
Maria Isabel Antunes-Rocha

- Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas
de formação de educadores
Mônica Castagna Molina

- Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo nas escolas itinerantes do Paraná
Marlene Lucia Siebert Sapelli
- Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil
Romier da Paixão Sousa

- A educação do campo em disputa: resistência versus subalternidade ao
capital
Rodrigo Simão Camacho
- Desde las escuelas primarias a las escuelas secundarias campesinas. luchas
por la educación pública en Córdoba, Argentina
Elisa Cragnolino
- Estrategias alternativas de educación en las luchas de los pueblos originarios en México
Bruno Baronnet
- Educação do campo e pedagogia camponesa agroecológica na América
Latina: aportes da La Via Campesina e da CLOC
Lia Pinheiro Barbosa
Peter Michael Rosset

ARTIGOS

- Segregación social en las escuelas públicas y privadas en América Latina
F. Javier Murillo
Cynthia Martínez Garrido

- No estar aquí: exclusiones territoriales y discursivas en una escuela de estrato socioeconómico bajo de Santiago de Chile
Mónica Peña
- Autonomia municipal e interdependência federativa: uma análise sobre as mudanças ocorridas no acesso e nos gastos em educação no Brasil (2000–2014)
Paulo Loyola
- Historia escolar en contexto interétnico e intercultural Mapuche
Omar Turra
- Autonomia Parkatêjê para preservar sua língua nativa: me ikwy tekjê ri
Maria de Nazaré Moraes da Silva
Marília de Nazaré Ferreira-Silva
Walkyria Passos Magno e Silva

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

- A formação de professores para educação inclusiva no Portal do Professor
do MEC: discurso inclusivo x discurso médico
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira
Clarissa Martins de Araújo


DEBATES & POLÊMICAS

Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente
Gisele Masson