Sumário
Educ. Soc. vol.40 Campinas 2019
Editorial
REAFIRMAR A DEFESA DO SISTEMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO
Salomão Barros Ximenes; Ivany Rodrigues Pino; Theresa Adrião; Luana Costa Almeida; Antonio Álvaro Soares Zuin; Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Celso João Ferretti; Pedro Goergen; Sandra Maria Zákia Lian Souza
Dossiê
A EDUCAÇÃO NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO ECONÔMICO MUNDIAL
Pedro Goergen; Ivany Pino; Valdemar Sguissardi; Theresa Adrião; Sérgio Stoco; Luana Costa Almeida
COMO ESTE MUNDO SE TORNOU POSSÍVEL? DO CAPITALISMO ORGANIZADO À DESORDEM PRESENTE
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes
APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EM PROL DA FRENTE DEMOCRÁTICA
Roberto Leher
ESTADO, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO BRASIL: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS
Luiz Fernandes Dourado
REFORMAS CONSERVADORAS E A “NOVA EDUCAÇÃO”: ORIENTAÇÕES HEGEMÔNICAS NO MEC E NO CNE
Márcia Angela da Silva Aguiar
INSTRUCTIO, LIBERTAS E EXERCÍCIO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE
Claudio Almir Dalbosco
UMA PEDAGOGIA CONTRA O OUTRO? COMPETITIVIDADE E EMULAÇÃO
Licínio Carlos Viana da Silva Lima
TENDÊNCIAS REGULATÓRIAS E IMPACTOS NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Afonso, Almerindo Janela
LES FORMES MODERNES DE L’EMPRISE MANAGERIALE
Danièle Linhart
A REFORMA TRABALHISTA EM FOCO: DESCONSTRUÇÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO AUTORITÁRIO
José Dari Krein; Ana Paula Fregnani Colombi
BEM-ESTAR SOCIAL BRASILEIRO NO SÉCULO XXI: DA INCLUSÃO AO RETORNO DA EXCLUSÃO SOCIAL
Jorge Abrahão de Castro
FINANCIAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROPOSTA DO SIMULADOR DE CUSTO-ALUNO QUALIDADE
Thiago Alves; Adriana Aparecida Dragone Silveira; Gabriela Schneider; Marcos Didonet del Fabro
CENÁRIO ECONÔMICO E POLÍTICO MUNDIAL E TENSÕES CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS E CONCEPÇÕES DE PESQUISADORES NO VI SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Maria Vieira Silva
Artigos
OS 60 ANOS DE LITTLE ROCK E O MUNDO COMUM EM HANNAH ARENDT
Danilo Arnaldo Briskievicz
LES PARCOURS SCOLAIRES DES JEUNES CANADIENS D’ORIGINE IMMIGRANTE AUX ÉTUDES SUPÉRIEURES : QUI Y ACCÈDE ET COMMENT?
Pierre Canisius Kamanzi
INDICADOR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO A PARTIR DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Kelmara Mendes Vieira; Fernando de Jesus Moreira Junior; Ani Caroline Grigion Potrich
TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL: VOZES DE ESTUDANTES SOBRE DIFICULDADES ACADÊMICAS
Ana Cristina Torres; Ana Mouraz
ENSINO SUPERIOR E EMPREGABILIDADE: PERCEÇÕES DE ESTUDANTES E GRADUADOS, EMPREGADORES E ACADÊMICOS
António Fragoso; Sandra T. Valadas; Liliana Paulos
SUCESSO NO CAMPO ESCOLAR: CONDICIONANTES PARA ENTRADA NA UNIVERSIDADE NO BRASIL
Fernando Gonçalves de Gonçalves; Marília Patta Ramos
FACTORES PSICOSOCIALES ASOCIADOS AL CONFLICTO ENTRE MENORES EN EL CONTEXTO ESCOLAR
Aura Alicia Cardozo-Rusinque; Marina Begoña Martínez-González; Adriana Angélica De La Peña-Leiva; Inírida Avedaño-Villa; Tito José Crissien-Borrero
ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Jefferson Mainardes; Silvana Stremel
PERCEPCIONES DEL PROFESORADO SOBRE LAS POLÍTICAS DE ASEGURAMIENTO DE LA CALIDAD EDUCATIVA EN CHILE
Miriam Prieto Egido
INCIDENCIA DE LA EDAD DE ACCESO A LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN Y EL USO DE INTERNET EN EL APRENDIZAJE EN CIENCIAS
Denise Vaillant; Eduardo Rodríguez-Zidán; Juan Pablo Zorrilla-Salgador
A REITERAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO DO TEMPO PELA CRIANÇA
Eduardo Oliveira Sanches
REGULAÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TENSÕES ENTRE AUTONOMIA ÉTICA E HETERONOMIA NORMATIVA
Pedro Savi Neto; Mónica de La Fare
ESCOLARIZACIÓN SOCIO-HISTÓRICA EN CONTEXTO MAPUCHE: IMPLICANCIAS EDUCATIVAS, SOCIALES Y CULTURALES EN PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Gerardo Octavio Muñoz Troncoso; Segundo Quintriqueo Millán
A DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE BUROCRACIA ELETRÓNICA E DEMOCRACIA NA ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA EM PORTUGAL
Manuel Meira
RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Carlota Boto
ITINERARIOS DE LA EDUCACIÓN PRIVADA EN PERÚ
Ricardo Cuenca; Luciana Reátegui Amat y León; Sarita Oré
FORMAS POSSÍVEIS DE SER NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL
Pedro Henrique Witchs; Maura Corcini Lopes; Orquídea Coelho
O CONTEXTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Iana Gomes de Lima; Luís Armando Gandin
NOTAS HISTÓRICAS Y EPISTEMOLÓGICAS SOBRE EL CAMPO DE LA POLÍTICA EDUCATIVA EN LATINOAMÉRICA
Cesar Tello
FUTURITY AND RE-TIMING CONTEMPORARY EDUCATION: FROM BRAZIL’S EDUCATIONAL REFORM TO THE INTERNATIONAL AGENDA
Cláudia Linhares Sanz
EL INTERÉS POR EL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO DE LOS ESTUDIANTES DE SECUNDARIA EN ESPAÑA
José Manuel Muñoz Rodríguez; María José Hernández Serrano; Sara Serrate González
DESIGUALDAD ENTRE EL SECTOR PÚBLICO Y PRIVADO DE LA ESCUELA MEDIA. LÓGICAS DIFERENTES PERO NECESARIAS
Leivas Marcela
PEDAGOGÍA EN LA ERA DE LA RENDICIÓN DE CUENTAS: ANÁLISIS DEL PORTAFOLIO DOCENTE EN CHILE
Lorena Ramírez-Casas del Valle; Enrique Baleriola Escudero; Vicente Sisto
A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA NAS PÁGINAS DE REVISTA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Marcelo Maia Vinagre Mocarzel
IMPACTO FINANCEIRO DA IMPLANTAÇÃO DO CAQI NO BRASIL
Luiz Araújo
UNILA: A UNIVERSIDADE COMO VETOR DA INTEGRAÇÃO REGIONAL
Ivor Prolo; Manolita Correia Lima; Gonçalo Canto Moniz
REGULAÇÃO TECNOIDEALISTA EDUCACIONAL NA EUROPA: O CASO ITALIANO*
Rogério Gonçalves Freitas; Áurea de Carvalho Costa
SOBRE ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: DISPOSITIVOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Flávia Marinho Lisbôa; Ivânia dos Santos Neves
AUSTERIDADE FISCAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Pedro Rossi; Ana Luíza Matos de Oliveira; Flávio Arantes; Esther Dweck
Revisão & Síntese
A PESQUISA EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2015): ATUALIZANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO
Ângelo Ricardo de Souza
Análise das Práticas Pedagógicas
O PROCESSO EDUCATIVO DO JONGO NO QUILOMBO MACHADINHA: ORALIDADE, SABER DA EXPERIÊNCIA E IDENTIDADE
Rute Ramos da Silva Costa; Alexandre Brasil Fonseca
Formação de Profissionais da Educação
O AGIR COMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO E AUTORIDADE EPISTÊMICA À PRÁXIS TECNOLÓGICA
Elaine Conte; Adilson Cristiano Habowski
PEDAGOGÍAS CRÍTICAS: CRITERIOS PARA UNA FORMACIÓN DE DOCENTES EN INVESTIGACIÓN PEDAGÓGICA
Juan Esteban Santamaría-Rodríguez; Claudia Rocío Benítez-Saza; Scarlet Sotomayor-Tacuri; Luis Alfonso Barragán-Varela
FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE: CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Cleomar Locatelli; Júlio Emílio Diniz-Pereira
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
Caroline Fanizzi
ALFABETIZACIÓN MICROPOLÍTICA: UN DESAFÍO PARA LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE
Ilich Silva-Peña; Geert Kelchtermans; Jorge Valenzuela; Andrea Precht; Carla Muñoz; Gustavo González-García
Debates & Polêmicas
CONVÊNIOS COMO MECANISMO DE RELACIONAMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE NO BRASIL: O CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Cláudia Naomi Sakashita; André Sica de Campos; Salvador Antonio Mireles Sandoval; Liz Felix Greco
A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
Rafaela Bolsarin; Petrilson Pinheiro
POR UMA CULTURA RECONSTRUTIVA DOS SENTIDOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Adilson Cristiano Habowski; Elaine Conte; Amarildo Luiz Trevisan
PODE A POLÍTICA PÚBLICA MENTIR? A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DISPUTA DA QUALIDADE EDUCACIONAL
Eduardo Donizeti Girotto
O IDIOTA, O ESPECIALISTA E O DIPLOMATA: REFLEXÕES SOBRE O COSMOPOLITISMO E SOBRE A PRÁTICA DE FORMAÇÃO HUMANA
Lílian do Valle
Imagens & Palavras
ENTREVISTA COM RUI BEBIANO
Maria Ribeiro do Valle
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PEREZHIVANIE E ALÉM: UMA ENTREVISTA COM NIKOLAI VERESOV
Flávio Fernandes Fontes; Jorge Tarcísio da Rocha Falcão; Raboud Mascarenhas de Letícia Andrade; Priscila Cristine Andrade de Sousa; José Arnaud Marques Júnior
A PEDAGOGIA DE HERBART REINTERPRETADA COM O PROF. DR. DIETRICH BENNER
Odair Neitzel
SEÇÃO ESPECIAL - 40 ANOS: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE E AS POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Pedro Goergen