90 V.26 (Jan./Abr. 2005)

EDITORIAL

· texto em Português  

ARTIGOS

O triunfo da escolástica, a glória da educação
Milton José de Almeida

· texto em Português  

O jogo do PE: luzes examinantes para o além-mundo a pastoral educativa
Sandra Mara Corazza

· texto em Português  

Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade
Maria da Graça Jacintho Setton

· texto em Português  

As práticas socializadoras familiares como locus de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar em meios populares
Maria José Braga Viana

· texto em Português  

O programa Fundescola: concepções, objetivos, componentes e abrangência – a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
João Ferreira de Oliveira, Marília Fonseca e Mirza Seabra Toschi

· texto em Português   

La filología y los filólogos
Carmen Codoner Merino

· texto em Espanhol  

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo
Ana Margarida Veiga Simão, Ana Paula Caetano e Maria Assunção Flores

· texto em Português    

DEBATES

Universidade pública estatal: entre o público e o privado/mercantil
Valdemar Sguissardi

· texto em Português 

Compromisso político e competência técnica: vinte anos depois
Paolo Nosella

· texto em Português  

O trabalho como princípio educativo e o trabalho na forma social do capital
Paulo Sérgio Tumolo

· texto em Português  

Formação operária: arte de ligar política e cultura
Kátia Rodrigues Paranhos

· texto em Português  

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O portifólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno
Benigna Maria de Freitas Villas Boas

· texto em Português  

IMAGENS E PALAVRAS

O pensamento de Foucault e suas contribuições para a educação
Antonio Flavio Barbosa Moreira

· texto em Português 

Currículo: pensar, sentir e diferir
Pedro Benjamin Garcia

· texto em Português