I SEMINÁRIO REGIONAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – SUDESTE
SERB-SE
"Educação na Região Sudeste: conquistas históricas e retrocessos iminentes"
Período: 24, 25 e 26 de julho 2023.
Acesse aqui a página do evento.
CALENDÁRIO
Início das inscrições e submissão de trabalhos: 22/04/23
Prazo Final para submissão de trabalhos: 25/06/23
Divulgação de trabalhos aprovados: a partir de 26/06/23
Prazo final para inscrição de participantes sem apresentação de trabalhos: 21/07/23
COORDENAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO
Nadia Drabach (CEDES) (IFFAR)
Teise Garcia (USP- Ribeirão Preto)
Henrique Dias Gomes de Nazareth (UNIRIO)
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COM APRESENTAÇÃO
Os trabalhos podem ser submetidos em dois formatos
1- Resumo expandido: (resultados parciais ou finais de pesquisas originais, relato de experiência original.
2- Texto Completo: (resultados parciais ou finais de pesquisas originais)
O texto do resumo e do trabalho completo deverão atender às seguintes normas:
1) Vincular-se a um dos eixos temáticos do Seminário:
Eixo 1 – Educação Infantil contradições e avanços na região sudeste
Eixo 2 – Ensino Fundamental contradições e avanços na região sudeste
Eixo 3 – Ensino Médio contradições e avanços na região sudeste
Eixo 4 – Ensino Superior contradições e avanços na região sudeste
2) Ser redigido em português
3) Ter, no máximo, 3 (três) autores.
3.1 Cada participante poderá submeter apenas 1 (um) trabalho na condição de autor principal, e 2 (dois) trabalho na condição de coautor.
3.2 Para submissão do trabalho, todos os autores devem estar inscritos no evento.
Ficará a cargo do Comitê Científico, ouvidos os pareceristas, decidir sobre o aceite dos trabalhos.
FORMATO E CONDIÇÕES DOS ARQUIVOS A SEREM ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO
1) Formato do trabalho:
a) Resumo Expandido
O resumo deverá conter entre 8.000 e 10.000 caracteres, considerados os espaços, ou seja, a contagem deverá incluir todo o conteúdo do arquivo, incluindo as referências.
b) Texto Completo
O Texto completo deverá conter entre 25.000 e 35.000 caracteres, considerados os espaços, ou seja, a contagem deverá incluir todo o conteúdo do arquivo, incluindo as referências.
2. Especificações de formatação para ambos os formatos:
a. Página tamanho A4;
b. Margem superior e inferior com 2,5 cm;
c. Margem esquerda e direita com 3,0 cm;
d. Fonte: Times New Roman;
e. Tamanho 12 cm;
f. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
g. As páginas deverão ser numeradas no alto e à direita;
h. O título do trabalho deverá ser escrito em português, com fonte Times New Roman maiúscula, tamanho 14, em negrito, e alinhamento centralizado;
i. Após o título do trabalho, contando dois espaços, deve-se inserir, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es), vínculo institucional e endereço eletrônico, após a identificação de autoria, contando dois espaços, em alinhamento justificado, inserir as palavras-chave (3) em português contando mais dois espaços, inserir o texto na íntegra, redigido em português.
3. Composição do texto para ambos os formatos:
Os resumos expandidos e trabalho completos devem conter os seguintes elementos: Introdução, metodologia, discussão dos resultados e conclusão.
- A Introdução deverá conter a apresentação da temática, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.
- A Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados.
- Os Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos até o momento. A discussão dos resultados deve estar relacionada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância e possíveis limitações.
- A Conclusão deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.
4. Publicação
Os trabalhos completos aprovados e indicados pelos pareceristas e considerando a decisão dos/as autores/as sobre a publicação irão compor um livro digital.
Os resumos expandidos e demais trabalhos completos aprovados pelo comitê científico serão publicados nos ANAIS do evento, desde que autorizados pelos/as autores/as.
Atenção:
1-Os trabalhos deverão passar por uma rigorosa revisão de português e atender às normas da ABNT – NBR10520 e NBR6028
2-Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que já tenham sido apresentados em outro evento ou já publicados.
5. Envio do trabalho:
O trabalho deverá ser enviado para o e-mail: comitecientifico.serbse@gmail.com
em dois arquivos:
1) arquivo do trabalho completo ou resumo expandido com identificação de autoria em formato (.doc ou .docx);
2) arquivo do trabalho completo ou resumo expandido sem identificação de autoria em formato (.pdf).
Os textos enviados deverão ser nomeados com a identificação do eixo e autoria, exceto os arquivos em formato (.pdf) que deverão conter apenas as iniciais.
Exemplo: trabalho enviado por Juliana Barbosa Souza:
textocompleto_eixo1_souza_barbosa_juliana sbj;
textocompleto_pdf_eixo1_sbj
ou
resumoexpandido_eixo1_souza_barbosa_juliana sbj;
resumoexpandido _pdf_eixo1_sbj
6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
Os trabalhos deverão ser apresentados conforme template
Os/as autores/as deverá (ão) preparar a apresentação, com qualidade estética, conforme o Template que será disponibilizado posteriormente.
Para a apresentação, o trabalho deverá estar no formato pdf.
Tempo de apresentação: 15 min
O evento ocorrerá de forma presencial na Faculdade de Educação da UFF de 24 a 26 de julho de 2023.
Cronograma (em elaboração)
24/07
9h – Abertura do Credenciamento
10h30 – 12h00 – Mesa de Abertura
12h00 – 13:30h – Almoço
14h – 17h – Simpósio I – Que educação para nossas juventudes?
17h30 – 19h – Sessões de Comunicação
20h – Jantar por adesão confirmada previamente
25/07
9h – 12h – Simpósio II – Ofensivas conservadoras sudeste e resistências na educação
12h – 14h – Almoço
14h – 15h30 – Sessões de Comunicação
16h – 19h – Simpósio III – Desigualdades na educação nos estados mais ricos da federação
26/07
9h – 11h – Sessões de Comunicação
11h – 12h – Lançamento de livros de autoria de inscritos
12h – 14h – Almoço
14h – 17h –Simpósio IV – Educação como direito humano no sudeste brasileiro: a escola para todos e todas em questão
17h – 18h – Mesa de Encerramento